Foi aprovado na Câmara na última segunda-feira (10) o Projeto de Decreto Legislativo 06/2016 que outorga o Título de Honra ao Mérito a Rui Domingues Carneiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderlei do Conselho (PSC).
Rui Carneiro é um eminente empresário da cidade, fundador do Colégio Ideal e também da Igreja Presbiteriana do Brasil em Cascavel.
Rui Domingues Carneiro nasceu no dia 06 de novembro de 1930 na cidade de Reserva/PR. É filho de Deocleciano Batista Carneiro e Anacília Domingues Carneiro. Em 1961 vendeu todos os imóveis e empresas que possuía em Campo Mourão e veio residir em Cascavel com sua esposa Izailda Baranoski Carneiro e seus três filhos Kati, Rui e Lyncoln. Como sempre acreditou no crescimento da cidade, investiu tudo o que tinha e toda a sua força de trabalho na Madeireira Brasil. Cortando e beneficiando madeiras com maquinário importado e sofisticado, apto não só para atender a região, mas também os estados vizinhos, para onde ia grande parte de sua produção.
Participou da fundação da igreja Presbiteriana do Brasil em Cascavel, oficialmente instalada em 1966, sendo o primeiro presbítero eleito. Atualmente é Presbítero Emérito.
O vereador Vanderlei conta um episódio importante da vida de Rui Carneiro e que “demonstra a coragem e a fé deste homem que nas situações difíceis tratou as pessoas com respeito e consideração”. Em janeiro de 1969 as instalações de beneficiamento de madeiras estavam em chamas e Rui estava perdendo tudo o que havia construído, junto com um grande estoque de madeiras e toda a vila operária. O caminhão pipa da prefeitura que corria abastecer água no Rio de Cascavel não vencia a enorme labareda de fogo que se instalava. “Neste momento trágico, Rui deixou seus funcionários no combate ao fogo e entregou tudo nas mãos de Deus”, conta Vanderlei. A vida de todas as pessoas foi poupada e ninguém saiu com um ferimento sequer. Tudo o que possuía fora dali foi vendido e pagou a indenização de seus funcionários e todos os fornecedores.
Novamente sem recursos financeiros, recomeçou a vida investindo primeiramente na torrefação de café e posteriormente na abertura de uma instituição de ensino. Voltando para os bancos escolares, graduou-se em Ciências e especializou-se em Biologia ao mesmo tempo em que trabalhava e construía sua empresa, hoje o Colégio Ideal.
Sua família administra atualmente dois colégios em Cascavel, os quais empregam dezenas de trabalhadores e prestam serviços de educação de qualidade e formação de centenas de jovens da cidade.
Assessoria de Imprensa/CMC