Notícias

Secretaria de Educação apresenta respostas relativas a unidades da rede

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel recebeu nesta quinta-feira (18/09) respostas aos requerimentos 188, 189, 201, 213, 220 e 221, todos encaminhados à Semed (Secretaria Municipal de Educação), referentes a estrutura das escolas municipais Irene Rickli (Jardim Itália), Ita Sampaio (Parque Verde), Michalina Sochodolak (Claudete), Maria Tereza de Abreu Figueiredo (Santa Cruz) e Escola do Campo Zumbi dos Palmares, além do CMEI Raio de Luz (Claudete).

Em relação a Escola Zumbi dos Palmares, no Assentamento Valmir Mota, foi informado que a construção da unidade definitiva terá custo de R$ 1,289.917,00 e a construção será um convênio com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, e contrapartida do município no valor de R$ 291.318,00. O processo licitatório não foi iniciado, motivo que impossibilitou informar o prazo do início da obra. Porém a secretaria informou que após iniciados os serviços, o prazo estipulado para conclusão é de 9 meses.

Sobre a Escola Michalina Sochodolak, a secretaria informa que as portas internas dos banheiros serão substituídas; quanto ao vazamento das cistenas será feita avaliação por engenheiros da Semed e sobre a falta de zeladoras “seria uma situação verificada em todas as Escolas e CMEIS, porém foram realizados processos seletivos para contratação temporária, mas as vagas não foram supridas”.

Na Escola Ita Sampaio estaria prevista uma reforma da estrutura, além da construção de sala de direção, coordenação, secretaria, sala de reuniões e banheiros do ginásio da escola Ita Sampaio. O início da licitação está previsto para o mês de novembro.

Em relação a Escola Maria Tereza de Abreu Figueiredo, que estavam com reformas paralisadas, o município informou que a empresa responsável é a Interlagos Materiais de Construção. Ainda conforme a secretaria, a empresa teria reiniciado os serviços de melhorias no pátio da escola. Informa ainda que está sendo contratada uma empresa para elaborar projeto visando a reconstrução parcial da escola e todas as exigências da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.

Sobre a Escola Irene Rickli, no Jardim Itália, a comissão foi informada que não há existência de estudo ou projeto de ampliação da unidade, bem como inexiste projetos para reformas da referida escola.

Para terminar, em relação ao CMEI Raio de Luz, que tem sérios problemas com as normas de acessibilidade, a Secretaria informa que será realizado estudo para verificar viabilidade de tais obras de adequação, porém no momento não teria nenhuma previsão.

Júlio Carignano / Assessoria do vereador Paulo Porto