Nesta terça-feira (07), o secretário municipal de cultura de Cascavel, Luis Ernesto Meyer Pereira e o coordenador do Museu de Artes de Cascavel, Antonio Carlos Machado, se reuniram com a presidente da Comissão Especial do Legislativo que analisa os leis que tratam de datas comemorativas e nomes de espaços públicos, vereadora Beth Leal (Republicanos) e o relator da comissão, vereador Josias de Souza (MDB), para discutir a minuta do projeto que institui oficialmente o calendário oficial do Município de Cascavel.
O secretário apresentou um panorama dos eventos já existentes no município e destacou a importância da iniciativa da Câmara Municipal de regularizar e regulamentar o Calendário Oficial da cidade. De acordo Luis Ernesto, “vai ser um grande avanço na organização e divulgação dos eventos realizados no nosso município, pois o calendário apresentaria tudo que realizamos em matéria de eventos nas áreas de saúde, educação, esportes, cultura, por exemplo”.
Segundo Antônio Carlos, “a sistematização dos eventos vai oportunizar a geração de indexadores inclusive de ordem econômica para o município de Cascavel”. A realização de grandes eventos gera renda para a cidade, emprego e movimenta o comércio. Como lembrou o relator da comissão, vereador Josias de Souza, no último final de semana o município sediou o Campeonato Brasileiro de Canoagem, com a presença de atletas campeões olímpicos, mas a falta de divulgação fez com que poucos moradores acompanhassem as provas e incentivassem este esporte.
Para a vereadora Beth Leal, que preside a comissão, “é importante criar o calendário oficial do município por meio de lei e também definir quais critérios que devem ser observados no momento da criação das datas oficiais e eventos que deverão compor o calendário oficial”. Como destaca a vereadora, esta ação não impediria que outros eventos sejam organizados e realizados na cidade.
A comissão
A comissão é integrada ainda pelos vereadores Cidão da Telepar (PSD), professor Santello (PTB) e Dr. Lauri (PROS). Os trabalhos da comissão devem ser concluídos até o dia 31 de dezembro.
Criada pelo Ato da Presidência nº 33/2021, a comissão tem 180 dias para estudar as leis existentes em Cascavel que tratem da criação de datas comemorativas para o calendário oficial e também as que dão nomes às ruas, praças e prédios públicos. O objetivo é criar um procedimento para garantir que todas elas saiam do papel e sejam revogadas as que se tornaram inócuas.
Assessoria de Imprensa/CMC