Notícias

Secretário de Saúde detalha modelo de gestão compartilhada

Rubens Griep, secretário de Saúde de Cascavel, esteve na Câmara nesta segunda-feira (28) para prestar esclarecimentos acerca da implantação do modelo de gestão compartilhada das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O convite foi feito pela Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, formada pelos vereadores Parra (PMDB), Policial Madril (PMB) e Bocasanta (PROS).

“Temos um problema muito grande em manter as escalas nas UPAs, pois há muita rotatividade neste tipo de função”, explicou o secretário. Segundo ele, na parceria com o Consamu ou Organizações Sociais (entidades do Terceiro Setor, pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos), a Secretaria de Saúde permanece responsável pela farmácia, nutrição, compra de materiais e engenharia de atendimento e a parceira se responsabiliza pela contratação de médicos, enfermeiros e atendimento ao público.

Sobre os médicos plantonistas nas UPAS, Rubens Griep esclareceu que o objetivo da secretaria é “ter cinco médicos pela manhã, quatro a tarde, cinco até a meia-noite e dois de madrugada em cada uma das unidades”. No entanto, de acordo com ele, o foco deve ser melhorar a atenção básica e familiar, evitando que toda demanda dos pacientes chegue às unidades de emergência.

Questionado acerca da permanência de pacientes nas UPAs por tempo bastante superior ao recomendado pelas normais nacionais, que é 48 horas, Griep advertiu: “não posso fazer um comboio de pacientes e despejar na porta dos hospitais. O SUS tem regulações nacionais, não podemos simplesmente, a nosso bel prazer, mudar o sistema como queremos”.

Assessoria de Imprensa/CMC