Notícias

Semana Municipal de Direito da Vida é aprovado na Câmara

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da defesa da vida, desde a sua concepção até seu fim natural, que o Projeto de Lei 61/2017 foi aprovado na sessão de hoje (06), na Câmara Municipal de Vereadores de Cascavel.

Durante a semana do dia 08 de outubro, anualmente, serão realizadas campanhas informativas, educativas, além de realização de palestras, conferências e Audiências Públicas que tenham o tema como debate.

O código civil brasileiro garante os direitos do ser humano desde a sua concepção, mas é alarmante o número de abortos que vem ocorrendo no Brasil, que traz prejuízos inclusive para a saúde da mãe. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8,7 milhões de brasileiras com idade entre 18 e 49 anos já fizeram ao menos um aborto na vida. Destes, 1,1 milhão de abortos foram provocados. Além disso, no dia a dia crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, são privados de seus direitos à vida, quando por qualquer motivo "não natural", perdem a vida.

A proposição foi apresentada pelo Vereador do PHS, Olavo Santos, coordenador de projetos de amplitude Internacional como o “Brasil Vivo Sem Aborto” que luta pelo direito e inviolabilidade da Vida, inspirado no Evangelium Vitae escrito pelo Papa João Paulo II. Além disso, fundador do grupo de Estudos “Cultura da Vida” que promove seminários de estudos periódicos que envolvem a defesa da família e da vida, desde a sua concepção.

DEFESA DA VIDA
O Movimento em Defesa da Vida – MDV surgiu na Igreja Católica com um grupo de voluntários leigos, e incorporou todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos, independentemente de credo religioso.

No dia 08 de outubro de 1993, o movimento lançou o dia “pelo direito à vida”, este dia foi escolhido por anteceder o dia da Criança, incentivando a lembrança das crianças não nascidas.

Em novembro de 1999, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, oficializou o dia 08 (oito) de outubro como o “Dia Nacional pela Vida”, através da publicação do encarte 544, assinado por Dom Aloysio José Penna – Presidente do Setor Família e Vida da CNBB. Para tanto, aproveitamos o dia 08 de outubro para meditar sobre o grande dom da vida. Não só o dom da nossa própria vida, mas da vida de todos.

Assessoria do vereador Olavo Santos