Uma sessão solene será realizada amanhã, sexta-feira (24), às 19h30, para outorgar o título de cidadão honorário ao juiz Sérgio Luiz Kreuz. Proposta pelo vereador Claudio Gaiteiro (PSDB) e assinado pela totalidade dos vereadores, a matéria reconhece o mérito do trabalho realizado pelo juiz em sua trajetória profissional em Cascavel.
Claudio Gaiteiro destaca a atuação do juiz, especialmente por tornar-se referência na área de Infância de Juventude, trabalho este que cria um grande impacto positivo tanto na magistratura quanto em toda a comunidade cascavelense.
A solenidade contará com a presença de inúmeras autoridades do Legislativo paranaense, secretários municipais, representantes do judiciário e de entidades civis.
Saiba mais sobre o homenageado
Sérgio Kreuz é filho de Romeu Jacob Kreuz e Maria Terezina Kreuz, nascido em Campina das Missões - RS, em 11 de fevereiro de 1965. Com onze anos ingressou no Seminário dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na cidade Crissiumal/RS (1976). Iniciou a Faculdade de Ciências Sociais na cidade de Brusque – SC. Em 1984 deixou o seminário e em 1985 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, concluindo o curso no final de 1989. Em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Juiz de Direito Substituto do Estado do Paraná, tendo assumido o cargo em julho de 1991. Em 1992 foi nomeado Juiz de Direito Titular da Comarca de entrância inicial de Nova Londrina (1992-1995). Em seguida foi promovido para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Entrância Intermediária de Toledo (1995-1996).
Em dezembro de 1996 foi promovido para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Cascavel - PR. Em 1997 assumiu a titularidade da recém-criada Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cascavel, onde permanece até hoje. Foi Diretor do Fórum em todas as comarcas pelas quais passou, bem como na Comarca de Cascavel (onde exerce o cargo pelo quarto biênio).
Durante o período de formação universitária trabalhou também no Banco Bamerindus do Brasil SA, Sanepar, Caixa Econômica Federal. Foi professor na Faculdade de Direito da Unipar, Campus de Toledo (1996-1997) e da UNIVEL (1997-2015). Hoje é professor dos cursos de pós-graduação da Escola da Magistratura do Paraná - Núcleo de Cascavel - PR, que ajudou a fundar, tendo sido seu primeiro diretor e da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST), na cidade de Curitiba-PR.
É Mestre em Direito das Relações Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (2011); especialista em Direito Civil pela Universidade Clássica de Lisboa (1999)e possui curso de Especialização em Criminologia pela Universidade de Hamburgo (2012 - Alemanha).
Exerce também o cargo de Coordenador Estadual das Varas de Infância e Juventude do Paraná; é membro e atual tesoureiro da Associação Brasileira dos Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), com sede em São Paulo; membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); membro da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude (ABRAMINJ), do Conselho de Supervisão dos Juizados da Infância e da Juventude do Estado do Paraná (CONSIJ) e membro da Associação de Juízes e Promotores da Infância e da Juventude do Estado do Paraná.
É autor do livro: "Direito à Convivência Familiar da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais, Princípios Constitucionais e Alternativa são Acolhimento Institucional" e tem artigos publicados em várias revistas jurídicas nacionais, além de proferir palestras em vários estados do Brasil e também em Congressos Internacionais (Itália e Holanda). Recebeu os títulos de cidadania honorária de Nova Londrina - PR (1996) e de Diamante do Norte (1994).
Assessoria de Imprensa/CMC