Tratando-se da presença de um deputado federal, a primeira audiência do projeto “Representante Próximo do Povo” não poderia ter outro desdobramento, senão as discussões desde os temas locais aos nacionais. O parlamentar Alfredo Kaefer (PSDB) abriu os trabalhos, nesta segunda-feira (19) na Câmara de Cascavel apresentando um resumo das ações que vem realizando em Brasília, como também acolheu reivindicações dos vereadores sobre investimentos em setores essenciais, como saúde, educação, reformas tributária e política.
Os 11 vereadores de Cascavel que participaram da audiência apontaram a necessidade de maior investimento em infraestrutura, como também em projetos esportivos que acolham os jovens em ações que deem um direcionamento a uma vida proativa. Além disso, os legisladores avançaram a discussão para os temas nacionais, cobraram do deputado Alfredo Kaefer uma atuação permanente em grandes reformas, como também buscaram mais informações sobre a tramitação de matérias que envolvem as reformas política, tributária, maioridade penal e contratação de médicos estrangeiros.
Encaminharam questionamentos ao deputado os vereadores Paulo Porto (PCdoB), Rui Capelão (PPS), Nei Haveroth (PSL), Pedro Martendal (PSDB), Vanderlei do Conselho (PSC), Jorge Menegatti (PSC) e João Paulo (PSD). Além da população presente, também participaram da audiência os vereadores Valmir Servignini (PSD), Luiz Frare (PDT) e Ganso Sem Limite (PSD). Também o presidente do Conselho Comunitário de Cascavel, Clóvis Petrocelli, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso, o presidente do Conder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Valmor Pietsch, o presidente do Conselho da Juventude, Anderson Tosti e o coordenador Regional de Governadoria do Oeste do Paraná, Sérgio Terres.
De acordo com o presidente da Câmara de Cascavel - proponente do projeto “Representante Próximo do Povo” - Marcio Pacheco (PPL), “aproximar legisladores e gestores do Estado ou União da população é nossa responsabilidade. Cascavel tem papel fundamental no desenvolvimento do Oeste do Paraná e viabilizar um ambiente de debates para vereadores e prefeitos com seus representantes proporcionará um olhar mais atendo à solução das carências regionais”.
O deputado Alfredo Kaefer defendeu a iniciativa de abrir as portas da Câmara à comunidade regional e também tem o entendimento de que o debate permanente das principais bandeiras requer o envolvimento de várias frentes. “A população precisa saber o que seu representante está fazendo como também precisa de instrumentos para encaminhar as pautas de cada comunidade aos gestores do Estado ou da União”, defende Kaefer.
Já o presidente da Acamop, vereador de Nova Santa Rosa, Amauri Ludwig defendeu a manutenção permanente do projeto “Representante Próximo do Povo”. “Parabenizo a iniciativa do presidente Marcio Pacheco e tenho certeza que encurtar o caminho entre vereadores, prefeitos e deputados garantirá mais investimentos em nossos municípios como também uma clareza maior sobre os trabalhos dos deputados os gestores públicos. A Acamop não apenas apoia o projeto, como também trabalhará à participação das lideranças regionais nas próximas audiências”.
O próximo encontro seria com o deputado Nelson Padovani (PSC) na sexta-feira (23), mas em razão de agenda oficial do parlamentar será definida uma nova data.
POR JEFFERSON LOBO | ASSESSORIA DE IMPRENSA | CMC
LEGENDA:
Na primeira edição foram debatidos temas locais e nacionais
LEGENDA:
Deputado federal Alfredo Kaefer, presidente da Acamop, Amauri Ludwig e o presidente da Câmara de Cascavel, Marcio Pacheco
FOTO: Flávio Ulsenheimer