No próximo dia 26 de fevereiro, às 19h30, será realizada a sessão solene para entrega do título de cidadão honorário de Cascavel ao empresário Renato Silva.
A solenidade acontecerá no auditório da Univel e deve contar com a participação de inúmeras autoridades municipais, estaduais e federais. São esperadas cerca de mil pessoas, tendo em vista a participação ativa de Renato Silva em diferentes setores da vida política e social de Cascavel.
A outorga do título foi proposta através do Projeto de Decreto Legislativo n° 06, de 2013, de autoria do vereador Vanderlei do Conselho (PSC). De acordo com Vanderlei, “Renato Silva merece este título pela sua relevante prestação de serviços na área pública e privada, sempre participando ativamente no desenvolvimento econômico da cidade e região”.
Vanderlei lembra ainda que a implantação da Univel no bairro Santa Cruz colaborou de forma decisiva para o desenvolvimento daquela região da cidade e que a Rádio Colméia – outro empreendimento de Renato Silva – fez e faz parte da vida cotidiana de milhares de cascavelenses, “levando informação, entretenimento e prestando um serviço de utilidade pública”, conclui o vereador.
Conheça a trajetória de Renato Silva
Nascido em 26 de Fevereiro de 1951 em Rio do Sul, SC, filho de Antônio da Silva Júnior e Inês da Silva. Oitavo filho do casal, de um total de 11, começou a trabalhar muito cedo, desde pequeno já ajudava seus pais na lavoura.
Mudou-se com a família para Tapejara, no norte do Estado do Paraná, em busca de novas oportunidades. Começou a trabalhar no Hotel Globo, cortando lenha e depois como balconista em um comércio de Secos & Molhados. Através da experiência de vendedor, começou a ser despertada a visão de empreendedor.
Em 1975, aos 24 anos, decidiu tentar a sorte em Cascavel, que no momento passava por intensas mudanças, crescia e se tornava uma importante promessa do oeste do Paraná. Experiente na área de vendas, conseguiu emprego no Moinho Corbélia (hoje Moinho Badotti), onde ficou por 10 anos vendendo farinha e arroz.
Sua carreira na política começou em 1982, diante de grande popularidade, foi eleito vereador com 1.749 votos, assumindo a cadeira de vereador entre os anos de 1983 a 1988, ocupando a Presidência da Câmara nos anos de 1987 e 1988 e ainda nesse período, exerceu o cargo de prefeito por uma semana. Comandou ainda as Secretarias de Administração e de Indústria e Comércio do município. Em 1985 Renato Silva abriu sua primeira empresa, a CristalSilva, comprava açúcar, empacotava e vendia.
Em 1989 adquiriu a Rádio Colméia. A Colméia se consolidou como uma das rádios mais ouvidas na cidade e região. Acompanhou e registrou a cobertura das eleições municipais, a inauguração da BR 277, a construção da catedral, do aeroporto, hospitais, Unioeste, grandes e pequenas obras públicas e fatos históricos que marcaram Cascavel. Alguns de seus locutores fizeram e ainda fazem a história da comunicação local, como Edson Moraes, Paulo Martins, Bolivar "Cacau" Negreiros, Lourival Neves, Zé Pipoca e os irmãos Ari e Darci Israel.
Em 1995 iniciou a luta para que Cascavel tivesse a primeira faculdade particular.
Um ano depois, a Univel já era realidade, ofertando inúmeros cursos e preparando pessoas para o mundo do trabalho. Em 2016, a Univel completa 20 anos, uma instituição consolidada pela qualidade no ensino de graduação e pós-graduação, e nas parcerias com renomadas instituições do país como a Fundação Getúlio Vargas e o Inbrape.
Em 1998, foi candidato a deputado federal e recebeu a maior votação alcançada até então, por um postulante do Município de Cascavel a uma vaga na Câmara Federal. Foram quase 45 mil votos.
Em 2008, ampliou os investimentos no setor de Comunicação ao adquirir uma emissora de rádio FM, em Santa Tereza do Oeste (Rádio Santa Tereza do Oeste Ltda.), que por três anos, realizou parceria com a Rede Massa. Após esse período voltou a ser comandada por Renato Silva, tornando-se a Rádio ANTENA 93,9 FM, com uma programação voltada para a região, em especial Cascavel e Santa Tereza do Oeste.
Em 2010, assumiu a presidência da Cohavel - Companhia de Habitação de Cascavel - com importantes encaminhamentos para moradias no Parque dos Ipês, Esmeralda, Jardim Nova Cidade, Parque Verde e Jardim Amizade no bairro Universitário, regularização do Conjunto Julieta Bueno, entre outras ações.
Assessoria de Imprensa/CMC