Em um evento no Plenário na noite de quinta-feira (18), tomaram posse os 17 vereadores jovens escolhidos dentro do programa Câmara Jovem. Os estudantes de 15 escolas públicas e duas particulares, assim como seus suplentes, assumiram o mandato que vai até o final de 2023.
Os diplomas de posse foram entregues pelas autoridades presentes. Pela Câmara, estavam o presidente Alécio Espínola (PSC), o vice-presidente Melo do Pastel (Progressistas), os vereadores Dr. Lauri (PROS), Professor Santello (PTB) e Policial Madril (PSC), o coordenador da Câmara Jovem, Jonatas dos Santos Barreto, e a coordenadora da Escola do Legislativo, Francielle Cordeiro Gonçalves.
Ainda compareceram: Márcio Djair de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Educação, Juliana Kuhn, representando a OAB-PR, Eunice Rodrigues Valle Parada, do Núcleo Regional de Ensino, irmão Nathan da Costa, do Colégio Marista, representando as escolas particulares e Marta Soligo, do APP Sindicato.
O programa Câmara Jovem já tem 16 anos de existência e inclui estudantes do 9º ano do Fundamental e dos três anos do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto da particular. Cada escola tem um vereador titular e até dois suplentes. A posse da legislatura de 2023 teve que ser atrasada devido à morte da coordenadora anterior, Djuliane Frighetto, no final de março, e foi reorganizada pelo novo coordenador.
Um ponto de mudança na vida dos estudantes
A oportunidade de participar do programa Câmara Jovem tem sido, ao longo dos anos, um ponto de mudança na vida dos estudantes de Cascavel e um marco na sua formação como cidadãos. Quem faz a avaliação é o coordenador do programa, Jonatas Barreto, que é psicólogo e assistente social. “O que a gente tem percebido é que isso se torna extremamente significativo na vida deles. Se tornam protagonistas da própria vida ao aprenderem sobre política, sobre a gestão pública, sobre a fiscalização do uso do recurso público e sobre a elaboração da lei. A gente vê que muitos desses jovens que já passaram pelo programa hoje são destaque em várias frentes: na área administrativa, na advocacia, em concursos públicos, e alguns até já militam na política. Fazer parte da Câmara Jovem é dar o pontapé inicial numa carreira de sucesso”, disse ele.
Quem são os novos vereadores jovens
1) Kauê Felipe Sales Rodriguês – Colégio Estadual Mario Quintana. Ele comandou o juramento de posse. Suplentes: Nathaly de Oliveira Silva Fröhlich e Maria Clara Funez Balbinoti.
2) Igor Bonemberger da Silva – Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Boaretto Neto. Suplentes: Matheus Henrique Barbosa Solis e Yuri Robson Costa.
3) Beatriz Krueger – Colégio Estadual Jardim Clarito. Suplentes: Maria Eduarda da Silva Alcantara e Samuel Dionizio dos Santos.
4) Eduarda Mayer da Silva – Colégio Estadual Professor Vitório Emanuel Abrozino. Suplentes: Matheus Emanuel Solda de Oliveira e Renato Redmann Resende.
5) Diully Maria Olivia Gusteman – Colégio Estadual Wilson Joffre. Suplentes: Maria Eduarda Candido Medeiros e Alexandra Tenorio da Silva.
6) Leonardo Vinicius Dias Maculan – Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira. Suplentes: Hellen Karolyne Rodrigues Mottin e Maria Eduarda Machado Montini.
7) Pedro Marcos Antunes – Colégio Cívico Militar Santos Dumont. Suplentes: Kauã Seffrin Issler e Rayssa Maria dos Reis.
8) Bárbara Jeske – Colégio Marista Cascavel. Suplentes: Willian Pereira Marciano e Maria Eduada Nikodem.
9) Mariah Louise Teixeira – Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone. Suplentes: Gustavo Cecconi Heidemann e Anna Luíza Duarte Costa.
10) Ana Clara Lupges – Colégio Estadual do Campo São João. Suplentes: Ana Júlia Lupges e Daniel Gregório Camapum.
11) Gabryel Lourenço – Colégio Estadual Jardim Santa Cruz. Suplentes: Eduardo Konoski Bernardo de Lima e Rayane Teodoro Zanella.
12) Jhenifer Mayara de Oliveira Silva – Colégio Cívico Militar Brasmadeira. Suplentes: Vitor Gabriel Marcondes Pires e Yuri dos Santos.
13) Matheus Vinicios Schreiber – Colégio Estadual do Campo Reassentamento São Francisco. Suplente: Karine de Oliveira.
14) Bruno Alberto Jacques Cardoso – Colégio Estadual Acquilino Massochin. Suplentes: Talita de Oliveira Pereira e Amanda Lima de Souza.
15) Meryene da Silva Costa – Marista Escola Social Cascavel. Suplentes: Nill Souza de Matos e Emanuelly Tartari.
16) Jordana Melo Bunhak – Colégio Adventista de Cascavel. Suplentes: Laura Lewandoski e Moisés Hartmann.
17) Nathan das Neves Costa – Colégio Estadual Jardim Consolata. Suplentes: Adalberto Rodrigues da Luz e Fabiany Muller Fiuza.
O vereador titular e os suplentes do Colégio Estadual Consolata, além de alguns suplentes de outras escolas, não puderam comparecer à cerimônia, mas foram considerados empossados e poderão participar das atividades da Câmara Jovem.
Nova logomarca
A posse da legislatura de 2023 marcou também a estreia da nova logomarca da Câmara Jovem, utilizada nos diplomas e no grafismo do vídeo da transmissão ao vivo feita pelas redes sociais da Câmara Municipal. A arte é fruto da parceria com o Departamento de Comunicação da Unioeste, mediada pelo vereador Edson Souza (MDB).
Assessoria de Imprensa/CMC