Cascavel (1º de novembro) - A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel se reunirá na próxima segunda-feira (04/11) com a comunidade do distrito de São Salvador para debater a questão do transporte escolar rural na localidade. Na oportunidade, os vereadores irão distribuir cartilhas contendo os 13 principais pontos do contrato entre o Município e as empresas que exploram o serviço.
A intenção dos vereadores ao dar publicidade às cláusulas contratuais contendo as obrigações das empresas é proporcionar maiores condições para que a comunidade possa acompanhar e auxiliar no trabalho de fiscalização dos serviços que estão sendo prestados. "Iremos ouvir a comunidade de São Salvador sobre o transporte escolar por lá, além explicar o que estabelece o contrato. Nós vereadores da comissão entendemos que todo contrato público deve ser publicitado", diz o vereador Paulo Porto (PCdoB), que preside a comissão.
A sugestão é que os pais e os próprios alunos observem diariamente as condições dos veículos, em especial os itens de segurança, como: cintos de segurança, extintor, se os pneus estão em bom estado, condições gerais como o assoalho, bancos, janelas, limpadores de para-brisa, observar se o ônibus frequentemente é trocado, se o veículo possui selo de vistoria da Cettrans, se há troca de motorista, observar o tratamento que o motorista dá as crianças, entre outros aspectos, conforme descrito nas obrigações contratuais constantes neste informativo.
Ao todo foram confeccionadas cinco mil cartilhas, entregues nesta semana na Câmara Municipal. No documento estão contidos canais de comunicação para encaminhamento das denúncias, como telefone (3321-8846) e e-mail da Ouvidoria Parlamentar do Legislativo: ouvidoria@camaracascavel.pr.gov.br.
A reunião em São Salvador será realizada no salão da igreja da comunidade, a partir das 13h30, e está sendo organizada pela Comissão de Educação, em conjunto com a direção da Escola Municipal Carlos de Carvalho e o Colégio Estadual São Salvador. Além de Paulo Porto, compõe a Comissão de Educação os vereadores Rui Capelão (PPS) e Walmir Severgnini (PSD).
Julio Carignano/Assessoria de Imprensa/Paulo Porto
Legenda: Cartilhas foram entregues nesta semana na Câmara de Cascavel
Crédito: Júlio Carignano