Cascavel (13 de novembro) - Cinco escolas da área urbana de Cascavel que fazem a linha do transporte escolar rural foram visitadas na manhã desta quarta-feira (13) pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal. A agenda faz parte do trabalho de entrega das cartilhas contendo os principais pontos do contrato entre município e as empresas permissionárias do serviço.
As unidades visitadas foram as escolas Adolival Pian (São Cristóvão), Michalina Sochodolak (Claudete), Robert Francis Kennedy (Jardim Primavera), Juscelino Kubitschek (Jardim Paraíso) e Luis Carlos Ruaro (Jardim Gramado). As cartilhas foram entregues as equipes pedagógicas das unidades. Na segunda-feira (11), a comissão esteve em Rio do Salto em reunião com professores, pais e alunos que utilizam o transporte escolar rural. Ao todo 30 escolas, entre unidades municipais e estaduais, já foram visitas pelos vereadores.
O vereador Paulo Porto (PCdoB), presidente da comissão, destaca a receptividade dos usuários do transporte que entenderam a iniciativa da Câmara de Vereadores. "A população está entendendo que também pode ser um fiscal do poder público. Cabe a nós, detentores de mandatos eletivos, criarmos mecanismos para essa maior participação popular na política das cidades", ressalta.
Para a assessora especial da Comissão de Educação, Francielle Cordeiro, as visitas as escolas também estão servindo para os parlamentares coletarem outras demandas que vão além dos problemas envolvendo o transporte escolar rural. "Além das questões estruturais dos ônibus, das linhas que fazem o transporte, também temos recebido reclamações e denúncias sobre as estradas, problemas com reformas e adequações de escolas", comenta a servidora.
A previsão da Comissão de Educação, Cultura e Desporto é que até o fim de novembro todas as escolas das redes estadual e municipal já tenham em mãos as cartilhas. Cinco mil unidades foram confeccionadas pela comissão. No documento estão contidos canais de comunicação para encaminhamento das denúncias, como telefone e e-mail da Ouvidoria do Legislativo. Aproximadamente 3 mil alunos utilizam o transporte escolar rural em Cascavel. Além de Porto, fazem parte da comissão os vereadores Rui Capelão (PPS) e Walmir Severgnini (PSD).
Julio Carignano/Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto
Legenda: Reunião com pais, alunos e professores da Escola de Rio do Salto
Foto: Julio Carignano/Assessoria Paulo Porto