Mais um veículo do transporte escolar rural que não passou pela vistoria anual da Cettrans (Companhia de Engenharia Transporte e Trânsito) foi flagrado nesta segunda-feira (24/02) transportando alunos da rede municipal de Cascavel. O novo flagra acontece cinco dias após a Ouvidoria da Câmara e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto constatarem denúncia de um ônibus da linha Novo Horizonte, com crianças dos distritos de São Salvador e Espigão Azul.
Novamente a denúncia partiu de pais que denunciaram que um micro ônibus prefixo 2045, placa LOW-3603, não estava com o selo de vistoria de 2014. O coletivo faz a Linha Fazenda Paraíso/Aeroporto e transporta alunos para as escolas municipais Mario Pimentel de Camargo e Hermes Vezzaro e para o Colégio Estadual Santos Dumont.
De posse da lista de veículos aptos divulgados pela Cettrans, o ouvidor do legislativo, Victor Hugo Junior, e assessores do vereador Paulo Porto (PCdoB) constataram a veracidade da informação. Assim como o ônibus que na semana passada buscava crianças na escola Michalina Sochodolak, o micro ônibus - da mesma empresa (R.F. de Oliveira) - estava com o selo defasado de 2013.
Os coletivos que fazem o transporte escolar rural passaram por vistorias da Cettrans no fim de janeiro. Ao todo foram 32 coletivos da empresa Transtusa e 28 da R.F de Oliveira – razão social da Transpaula – aptos para realização do serviço. A lista dos veículos aprovados – contendo modelo, placa e prefixo – foi divulgada no portal do município no dia 10 de fevereiro.
A R.F de Oliveira já foi alvo de uma sindicância no ano passado que apurou o descumprimento dos deveres contratuais na prestação do serviço de transporte escolar para os alunos da área rural. A empresa foi multada em R$ 47.012,22, valor equivalente a 1% do total que foi pago pelo município pelos serviços prestados no ano passado.
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto irá formalizar o novo flagrante junto à Secretaria Municipal de Educação e ao Ministério Público cobrando providências.