Os vereadores Paulo Porto (PCdoB) e Claudio Gaiteiro (PSL), integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Cascavel, participaram nesta sexta-feira (01) de uma audiência com o secretário de Obras e vice-prefeito de Cascavel, Mauricio Theodoro.
Solicitada por lideranças da comunidade Centralito, no interior do município, a reunião discutiu os problemas nas estradas rurais onde trafegam os ônibus que fazem o transporte escolar das crianças das comunidades da zona rural. A precariedade das estradas tem impossibilitado o tráfego dos ônibus que fazem o serviço, com crianças se ausentando das aulas nos dias de grande intensidade de chuvas.
Na reunião, Mauricio Theodoro se comprometeu a fazer uma adequação provisória na estrada do transporte escolar utilizada pela comunidade do Centralito até o dia 10 de março e, posteriormente, no prazo de 30 a 40 dias, a Secretaria de Obras iniciará os trabalhos mais pesados necessários às melhorias das estradas da região.
O secretário reconheceu os problemas enfrentados pelos moradores da área rural, mas apresentou também as dificuldades da pasta, em especial no efetivo de funcionários. “Sabemos das dificuldades de cada comunidade, estamos escolhendo os locais em piores condições. Pedimos a compreensão e paciência, por enquanto estamos fazendo apenas o cascalhamento nas estradas e priorizando as estradas em piores condições. A demanda não é fácil, são mais de três mil quilômetros de estradas que precisam serem readequadas”, expôs Theodoro.
Paulo Porto, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, mostrou a preocupação da comissão com a integridade físicas dos alunos do interior. “Na atual situação que se encontram as estradas as crianças ou não vão às aulas e, quando vão, tem sua integridade física coloca em risco”, comenta. Para o vereador, é importante garantir a participação popular e a interlocução privilegiada das comunidades com o Executivo.
“A cobrança da comunidade é legitima da garantia do transporte escolar para suas crianças. Ao final da audiência, tivemos um resultado positivo, pois garantimos dois pontos: primeiro a intervenção imediata e emergencial junto às estradas que fazem o transporte escolar e em segundo - a longo prazo - a entrada de máquinas pesadas para resolver a situação”, destacou Porto.
O vereador Claudio Gaiteiro, membro da comissão, também ficou satisfeito com o resultado da audiência com o secretário de Obras. “Temos o papel de fazer esse elo de ligação para que tudo caminhe da melhor forma. Temos que virar a página do que ficou para trás, pois foi feito pouco nessa questão das estradas rurais, talvez por falta de conhecimento”, disse o legislador.
Nos próximos dias, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto deverá agendar novas reuniões, desta vez com a Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação, para tratar de temas relacionados à infra-estrutura das escolas mistas situadas nas comunidades do interior de Cascavel.
LEGENDA:
Comissão de Educação e comunidade do Centralito participaram de audiência com secretário de Obras
Crédito foto: Júlio Carignano
Por Júlio Carignano | Assessoria Paulo Porto
-------------------------
CÂMARA MUNICIPAL DE cASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br