As sessões de segunda e terça-feira (13 e 14) foram realizadas virtualmente e transmitidas pelo Youtube e Facebook pela segunda semana consecutiva. Com a votação de projetos importantes, a participação da população foi recorde. Mais de 2.500 pessoas acompanharam as discussões e os debates alcançaram mais de 6 mil cascavelenses.
“A participação da comunidade é muito importante no processo legislativo. Percebemos que centenas de pessoas que muitas vezes não conseguem acompanhar as sessões presencialmente, comentaram e opinaram pela internet”, comenta o presidente da Câmara, Alécio Espínola. Para ele, as medidas que o Legislativo vem tomando para tornar a política mais transparente e acessível deram resultado, como mostram os números.
Por conta da crise do coronavírus, os vereadores estão fazendo suas participações de casa e mantém o trabalho dos gabinetes seguindo as regras de segurança e distanciamento social. Durante a sessão virtual, os parlamentares conseguem acompanhar os comentários da população e entender melhor como cada proposição afeta os grupos envolvidos. Pelo site da Câmara e Facebook é possível encontrar o contato dos vereadores e de sua assessoria bem como números específicos das comissões, como saúde, defesa do consumidor e educação, por exemplo.
Recesso parlamentar
A Câmara de Cascavel fica em recesso parlamentar a partir da próxima sexta-feira, 17 de julho, até o dia 31 de julho. Durante o recesso as atividades administrativas da Câmara e o protocolo de proposições funcionam normalmente. A única mudança na rotina do Legislativo está na interrupção das sessões, audiências públicas e reuniões das comissões.
A Constituição federal prevê dois períodos de suspensão dos trabalhos legislativos: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 17 a 31 de julho. É o chamado recesso parlamentar.
Assessoria de Imprensa/CMC