O vereador Paulo Porto (PCdoB) reuniu-se na manhã desta terça-feira (10) com o secretário de Ação Comunitária e Defesa Civil de Cascavel, José Carlos da Costa. A visita teve o intuito de coletar informações sobre o atual quadro do município após as fortes chuvas e vendavais registrados no último fim de semana. Cascavel está entre os 79 municípios paranaenses que decretaram estado de emergência.
De acordo com o secretário de Ação Comunitária, os prejuízos já chegam a R$ 13 milhões, com estragos em colégios, salões comunitários, postos de saúde, bueiros, aviários, açudes. Esse número deve ser ainda maior, segundo José Carlos da Costa, pois outros prejuízos – especialmente em propriedades particulares - ainda não chegaram ao conhecimento da Defesa Civil.
A situação mais grave é no distrito de Juvinópolis, onde conforme informações da Defesa Civil, cerca de 150 famílias precisaram deixar suas casas. "A situação na área urbana é de menor gravidade e não temos registros de pessoas desabrigadas. Os problemas maiores são em Juvinópolis, por causa do tornado que atingiu a localidade, e também em São João”, informou José Carlos da Costa.
A força tarefa da Defesa Civil tem encontrado dificuldade no acesso a essas localidades, com estradas interditadas e queda de cabeceiras de pontes. O secretário apontou a necessidade de doações de roupas, colchões, cobertores, móveis, água e alimentos não perecíveis. Também há necessidade de mão de obra voluntária para fazer o transporte do material já doado.
Em pronunciamento na sessão do Legislativo, Paulo Porto afirmou que o momento é de solidariedade e de soma de esforços. "Diante dessa situação, neste momento difícil para Cascavel – em que a cidade está desde ontem [segunda-feira] em estado de emergência – mais do que nunca é necessário nos solidarizarmos com a população atingida, somando nossas forças junto ao Executivo, abrindo mão de qualquer diferença político-partidária", destacou o vereador.
Júlio Carignano / Assessoria de Comunicação / Paulo Porto