Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira (15), o Projeto de Lei n° 62/2015, que denomina com o nome do Dr. Álvaro Rabelo a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, localizada no Jardim Veneza.
A proposição, de autoria do vereador Dr. Luiz Burgarelli, recebeu o apoio dos colegas Nei Haveroth, Paulo Porto, Pedro Martendal, Professor Paulino, Robertinho Magalhães, Romulo Quintino, Rui Capelão, Vanderlei da Silva, Luiz Frare, Jorge Menegatti, Jorge Bocasanta, Aldonir Cabral, Celso Dal Molin, Claudio Gaiteiro, Fernando Winter, Gugu Bueno, Jaime Vasatta, Ganso sem Limite, João Paulo e Walmir Severgnini.
Conforme explicou na tribuna o também médico Luiz Burgarelli, “a proposta legislativa visa prestar uma homenagem ao Dr. Álvaro Rabelo, médico dos mais conceituados de nossa cidade, que faleceu recentemente”. Segundo ele, o médico era conhecido por sua conduta moral, pela ética e pela prática de boas ações. Além disso, pelo desempenho incansável, tornou-se um respeitável líder, e por seu modo de ser e agir com cidadão responsável e preocupado com tudo que dizia respeito ao bem coletivo.
Doutor Álvaro Rabelo
Nasceu em 04 de junho de 1934 em Coração de Jesus, no norte de Minas Gerais. Filho de Euclides de Araújo Rabelo e Geraldina Lelis Rabelo, passou os primeiros anos da infância na fazenda Corrente, onde o pai criava gado. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 14 de março de 1960. Terminado o curso recebeu o convite para trabalhar na cidade de Abre Campo no interior de Minas Gerais. Depois de um ano nessa cidade o "romantismo" lhe indicou novos lugares, Paraná, Mato Grosso e Rondônia. Escolheu Céu Azul no Paraná onde foi o primeiro médico da cidade e pode realizar o sonho romântico e quixotesco de praticar a medicina com os recursos da época.
Posteriormente ingressou na Secretaria de Saúde Pública do Paraná e veio para Cascavel e, no começo dos anos 70, com outros três médicos fundou o Hospital Policlínica Cascavel. Em 1973 casou-se com Aríete Maria Giordani teve um filho Álvaro Luis Rabelo.
No curso do seu trabalho, estudar e manter-se atualizado eram prioridade. Tinha uma cultura geral admirável. Sua biblioteca é vastíssima, lia e estudava diariamente, geralmente ouvindo músicas clássicas. Tinha como uma grande motivação o estudo e conhecimento da língua Esperantista. Através do Esperanto se comunicava com pessoas de diversas partes do mundo. Desde jovem e muito antes da era digital era apaixonado pela fotografia, deixou um acervo de fotos belíssimas, as quais tinha o hábito de revelar várias cópias e presentear as pessoas que nelas apareciam. Registrava as paisagens por onde passava com uma atenção e carinho especial pelas nossas cataratas do Iguaçu.
Em 1995 recebeu o título de cidadão honorário de Cascavel. Na passagem de 50 anos de formatura, recebeu o diploma de mérito ético profissional. Recebeu também o convite para a Academia Paranaense de Medicina, mas não aceitou, pois estava com a saúde debilitada. Doutor Álvaro desfrutava de privilegiado conceito profissional, por sua conduta ética de atenção aos valores hipocráticos. Era conhecido pela característica de consultar seus pacientes demoradamente, examinando e perguntando e geralmente encontrava o diagnóstico mesmo na época em que os recursos de exames auxiliares era escasso.
Assessoria de Imprensa/CMC