​Valdir Tasca recebe título de honra ao mérito por atuação desportiva

A Câmara de Cascavel entregou na última sexta-feira (16), o título de Honra ao Mérito à Valdir Tasca, pelo seu destacado esforço em prol do esporte denominado Orientação, no qual o atleta percorre uma distância em terreno variado e desconhecido utilizando apenas o mapa e uma bússola para se orientar. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (PRD).

“Essa honraria destaca sua dedicação em promover a prática esportiva e difundir essa modalidade não só em nossa região, mas em todo o país, incentivando mais pessoas a se envolverem e aproveitarem os benefícios da atividade física e da natureza”, aponta Santello.

Valdir Tasca é um militar da reserva do Exército Brasileiro, nascido em Coronel Vivida/PR, em 28 de agosto de 1968. Ao longo de sua carreira militar, demonstrou dedicação, disciplina, liderança e comprometimento com os serviços prestados ao país, desempenhando diversas funções e cumprindo missões importantes em diferentes regiões do Brasil. Além de sua carreira no serviço militar, Tasca é licenciado em Educação Física, pós-graduado em Administração, Orientação e Supervisão e fundador da Confederação Brasileira de Orientação (1999), da Federação Paranaense de Orientação e fundador do Cobra Clube de Orientação.

É atleta, membro do conselho de árbitros, mapeadores e técnicos da confederação brasileira e da entidade paranaense de Orientação, além de ser também instrutor de cursos nesta modalidade. Tasca organiza atividades do esporte Orientação com alunos do ensino fundamental e médio em escolas particulares de Cascavel (Colégio Ideal, Colégio Marista e Colégio Alfa) desde 1998 e nos cursos de Educação Física da FAG e Unipar desde 2002.

Foi condecorado pela Federação Paranaense com o título de Orientador Honorário do Paraná em 2002 pelo trabalho realizado em prol do esporte e seu desenvolvimento no Oeste do Paraná. Em 2013, recebeu o título de Orientista Benemérito do Paraná, pelo trabalho voluntário desenvolvido, atuando como dirigente esportivo por mais de 15 anos, destacando-se na organização de eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais e elevando o nome do esporte Paraná e recebeu ainda a Medalha do Mérito Esportivo do Exército Brasileiro.

Na entrega do título, além de familiares e amigos, estiveram presentes Gelson Kaul, presidente do Cobra Clube de Orientação, Liandra Grando, vice-presidente do clube e o coordenador do curso de Educação Física da FAG, Vitor Cesar Moreira.