Na sessão da última terça-feira (15) foi lida e aprovada a Indicação nº 300/2014 do vereador Vanderlei da Silva (PSC). A proposição solicita que o poder público realize estudo para viabilização, criação e implantação do Programa Municipal de Prevenção e Combate a Evasão Escolar em Cascavel. O objetivo é aumentar a ligação e compromisso entre rede municipal e o aluno garantindo o retorno e permanência deste na escola, evitar a desistência definitiva daqueles estudantes evadidos ou até em conflito com a lei e ainda assegurar o ensino de qualidade.
Atualmente o município conta com um projeto de natureza semelhante. Realizado através da iniciativa do Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Sergio Kreuz, a ação é executada desde 2009 em conjunto com Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Secretária Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação.
Segundo dados da equipe do projeto, nos últimos três anos a evasão escolar dobrou em Cascavel. Em 2011 foram registrados 1.680 casos de desistência, em 2012 o número chegou a 2.144 e em 2013 foram registrados 3.268 casos. Em 2014 até agora já ocorreram 600 desistências. O vereador Vanderlei da Silva (PSC) destaca necessidade de que o projeto em vigor seja transformado em política pública oficial através do encaminhamento ao Poder Executivo, criando o Programa Municipal de Prevenção e Combate a Evasão Escolar.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões de crianças e jovens, segundo dados de 2005). São mais 2,9 milhões (dados de 2007) que abandonam as aulas num ano e retornam no seguinte, engrossando outro índice preocupante: o da distorção idade e série.
Assessoria de Imprensa/ CMC