Os vereadores Paulo Porto e Nilton Bobato, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Cascavel e Foz Iguaçu respectivamente, irão compor uma delegação brasileira que cumprirá missão oficial na Palestina entre os dias 14 e 22 de novembro. O convite partiu do embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Sr. Ibrahin Alzeben, e também foi estendido ao presidente da Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali. A comitiva embarcará nesta quinta-feira (12/11) para o Oriente Médio.
Os parlamentares representarão os Legislativos de Cascavel e Foz do Iguaçu na visita, que entre outras pautas, tratará de debater o processo de irmanação dos municípios do Oeste paranaense com a cidade de Bitúnia (Palestina), em especial no sentido de estabelecer e promover a cultura da paz. Além de Bitunia, o roteiro incluirá agendas nas cidades de Jerico, BirZeit, Ramallah, Jerusalém e Belém.
Além do processo de irmandade entre cidades, a delegação também apresentará em algumas universidades palestinas, entre elas a BirZeit University, experiências desenvolvidas pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para educação do campo e construir possibilidades de convênio de cooperação acadêmica entre a universidade pública brasileira e universidades palestinas.
Professor da Unioeste com Doutorado em Educação pela Unicamp (Universidade de Campinas), Porto fará explanações sobre a questão indígena no Brasil, pauta que acompanha desde 1990 atuando como indigenista. “Será uma grande honra e imenso privilégio conhecer este povo de cultura milenar que há quase um século vem resistindo por seu território. Será importante fazer esse relato sobre a luta dos povos indígenas do Brasil que muito se assemelha a resistência do povo palestino que também tiveram suas terras tomadas paulatinamente”, destaca Porto, lembrando que a luta pela terra é uma questão de soberania nacional, de defesa dos territórios tradicionais, das terras indígenas, quilombolas, faxinalenses e ribeirinhos.
O Ministro de Estado das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira, já foi comunicado da viagem oficial da delegação brasileira à Palestina para que tome as providências necessárias no sentido de cumprir os tratados internacionais para visitas deste tipo, como a notificação da missão oficial às Embaixadas Brasileira no Estado Palestino, Jordânia e Israel, Estados em que a delegação brasileira estará em trânsito
Júlio Carignano / Assessoria do vereador Paulo Porto