A acessibilidade e a mobilidade urbana ainda não chegaram aos pontos de ônibus de vários bairros de Cascavel. A constatação é do vereador-suplente Professor Adenilson (PSD), que fez uma fiscalização de pontos de ônibus do Bairro Tarumã.
Em contato com a Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), a parlamentar também constatou o problema no Parque dos Ipês, no Bairro Santa Cruz. “Os pontos de ônibus nem calçada têm”, descreve o vereador após a averiguação em dois pontos da Rua Leonardo Da Vinci.
Acompanhado o aposentado Rogério da Costa, que é cadeirante, o Professor Adenilson constatou as reais dificuldades das pessoas com deficiência esperar e subir nos veículos do transporte público.
Os obstáculos são vários. Rogério descreve que raramente consegue ficar exatamente no local do ponto. Precisa ficar sempre nas laterais porque há um grande desnível entre o ponto e o ônibus, impossibilitando o acesso ao veículo sem ajuda de outras pessoas. “Sempre tem que alguém ajudar. Todo mundo luta para ser independente mas quando vamos aos pontos de ônibus, essa independência vai embora”.
Na manhã de hoje, Professor Adenilson também esteve na Adefica, que tem sede no Terminal Rodoviário, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Lauri Albino da Silva. Ele também apontou algumas necessidades que serão objeto das indicações feitas pelo vereador para melhorar acessibilidade no Tarumã e no Parque dos Ipês. “Vou apresentar indicações solicitando ao Executivo que execute projetos de rampas e calçadas nos pontos de ônibus nos bairros, pois os cadeirantes estão nos bairros”, afirma o Professor Adenilson.
O parlamentar também vai protocolar um requerimento pedindo explicações ao Executivo sobre a acessibilidade em todos os pontos de ônibus da cidade.
Assessoria de Imprensa/CMC