A tão esperada vacina contra a Covid-19 chegou ontem (19) em Cascavel, e os primeiros profissionais de saúde foram vacinados na manhã dessa quarta-feira (20). O vereador Edson Souza, representando o legislativo, acompanhou esse momento histórico na cidade. Ainda ontem, o vereador empunhou a bandeira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) durante a coletiva de imprensa do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e enalteceu a comemoração. “É uma honra erguer a bandeira da ciência, do SUS, da Unioeste e do Huop. O momento é histórico e uma luz de esperança se acende”, enfatiza Edson.
Nesta fase, a região oeste do Paraná recebeu 18.760 doses, divididas entre as regionais de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. “O compromisso do Governo do Estado sempre foi buscar o melhor para a população paranaense, para distribuir vacinas que fossem certificadas pela Anvisa, respeitando o Programa Nacional de Imunização (PNI)”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A Coronavac, que está sendo distribuída agora, garante que, no mínimo, não haja casos graves da doença. É um passo adiante para cuidar do povo. E ainda vamos receber mais vacinas”.
O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber também acompanhou a chegada e coletiva de imprensa do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e destacou a importância da vacina. “O momento é especial e muito aguardado por toda população. Os profissionais de saúde têm feito de tudo para salvar vidas, e por isso, precisamos comemorar. A vacina nos dá esperança de voltarmos com uma rotina um pouco diferenciada, e daqui a pouco voltar a nossa realidade”, comenta.
O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, enalteceu a dedicação dos profissionais nesse momento. “Recebemos a notícia da vacina com muita felicidade, e acreditamos que isso vai trazer aos poucos um grande alívio para os servidores da saúde. Precisamos agradecer todo o esforço e as dificuldades que enfrentaram nesse período para que pudessem dar a melhor assistência aos pacientes com a doença”, comenta.
Edson acompanhou também a vacinação da primeira profissional de saúde do Huop, Fabiana Atamantuchuk, no fim da manhã dessa quarta-feira (20), em ato simbólico realizado no Centro de Eventos de Cascavel. Nesse momento, empunhou também a bandeira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “A vacina nos traz uma grande esperança de um fôlego para os profissionais de saúde. Estamos muito felizes com esse momento”, enfatiza Edson.