A Câmara prestou homenagem na tarde desta segunda-feira (21) à presidente da Fenapaes (Federação Nacional das Apaes), professora Aracy Maria da Silva Lêdo. Pela manhã, a representante da Federação esteve juntamente com o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi, o coordenador nacional de eventos, Antonio José Bastos, o presidente da Federação de Santa Catarina, Julio Aguiar e com o vice-presidente da Fenapaes Paraná, Pedro Paulo Bazana, que representava a presidente Neusa Soares de Sá.
O motivo da visita à Cascavel é a organização do Congresso Estadual e Nacional que acontecerão no próximo ano nas cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu, respectivamente. Cascavel será sede para 327 escolas vindas do Estado do Paraná, e Foz do Iguaçu espera receber mais de três mil representantes vindos das 2.094 entidades apaianas de todo o Brasil.
Segundo a professora, é uma honra estar em Cascavel e receber a homenagem, pois este é um momento muito importante para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, que necessitam muito do apoio político municipal e estadual contra a meta 4 do Plano Nacional de Educação. Segundo ela, a Apae acompanha cidadãos que devem ser respeitados dentro de seus limites. “Nós queremos a inclusão, mas queremos uma inclusão com dignidade, pois conhecemos os limites de cada um. Sabemos que as escolas regulares não estão preparadas para receber todos os nossos alunos, por isso a família deve ter direito de escolher a melhor forma de educação para o seu filho”, disse Aracy.
Para o vereador Pedro Martendal (PSDB) o futuro dos 250 mil cidadãos brasileiros apaeanos merecem atenção e reconhecimento. Durante sua fala na tribuna ele agradeceu e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Fenapaes, e acrescentou que a proposta equivocada do MEC, infelizmente desconhece o trabalho das Apaes. “Nós somos favoráveis à inclusão dos alunos, mas uma inclusão de maneira correta e prudente”. Finalizando, o vereador enfatizou que a “inclusão equivocada gerará exclusão”.
Anna Carolina Santos/Assessoria de Imprensa Pedro Martendal
Legenda: Presidente da Fenapaes destacou "queremos inclusão com dignidade"
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel