Notícias

Vereadores aprovam divulgação diária de mapa dos leitos em Cascavel

Com o avanço da epidemia do coronavírus, a falta de leitos hospitalares no Brasil ficou mais evidente. Se com a demanda normal de pacientes já havia superlotação, agora a maior preocupação é conseguir garantir que médicos não precisem escolher pacientes e que o sistema não se sobrecarregue. A macrorregião Oeste, com sede em Cascavel, possui a menor porcentagem de leitos por habitantes do Paraná. Há apenas um leito de UTI para cada 27.490 habitantes.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 46/2020 nesta segunda-feira (22), deve ser divulgado diariamente o mapa com identificação de leitos hospitalares no site oficial da prefeitura. Os vereadores Cabral (PL) e Jaime Vasatta (Pode) pedem que o mapa seja atualizado com o número de leitos hospitalares de unidades públicas e privadas, mantido enquanto durar a pandemia e o estado de calamidade pública municipal.

“Segundo alguns relatos apontados pela Secretaria Municipal de Saúde, ainda não estamos vivenciando a fase mais crítica da epidemia de COVID-19 no município”, afirma o vereador Jaime Vasatta. Conforme ele, ficando evidente que há uma necessidade de se conhecer em detalhes a situação dos leitos hospitalares na cidade, para que a população tenha conhecimento de como está o sistema de leitos, especialmente durante o pico da pandemia. A informação é essencial para permitir a adequada regulação das internações hospitalares.

Assessoria de Imprensa/CMC