Estudantes que exigiam atitudes do poder público em relação a bandeira do passe livre ocuparam a Câmara de Vereadores de Cascavel na manhã desta sexta-feira (30). O grupo, de cerca de 100 jovens, participava das mobilizações do dia 30 de agosto, Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores da Educação, lembrado em todo o Estado.
Com faixas, cartazes e apitos, os estudantes foram chegando ao poucos, tomando o espaço do plenário e saíram da sede do Legislativo somente após um compromisso da realização de uma audiência pública tendo como pauta única o "Passe livre no transporte coletivo de Cascavel para estudantes, professores e trabalhadores da educação".
O documento foi assinado pelos vereadores que acompanharam o ato, Marcio Pacheco (PPL), Paulo Porto (PCdoB), João Paulo (PSD), Vanderlei do Conselho (PSC).
O presidente da Câmara, Marcio Pacheco, conversou com os manifestantes e explica “este tipo de manifestação é totalmente legítima no sistema democrático, e em demonstração de respeito para com os manifestantes, nós os recebemos no plenário, ouvimos suas reivindicações e, atendendo a principal delas, nos comprometemos a realizar a audiência pública dentro do prazo de quinze dias”.
Em pronunciamento, Paulo Porto destacou que a defesa do passe livre é uma antiga reivindicação do seu partido e uma das bandeiras de seu mandato, “quero dar a boas vindas a todos e dizer que esse ato de vocês é de fundamental importância, vivemos um momento único de manifestações populares, do povo indo às ruas e somente com pressão popular que podemos avançar em conquistas”, ressaltou o vereador.
Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Legislativo cascavelense foi ocupado por estudantes nesta sexta-feira
Crédito: Júlio Carignano