Os vereadores integrantes da CPI do Cisop, Romulo Quintino (presidente), Jorge Bocasanta (relator) e Jaime Vasatta (secretário) estiveram na madrugada desta segunda-feira (06), conversando com pacientes que aguardavam por consultas no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná.
Os integrantes da Comissão conversaram com cerca de 50 pessoas que aguardavam para serem atendidas. No período em que estiveram ali, os vereadores e suas assessorias puderam perceber como funciona o encaminhamento dos pacientes até o consultório, atendimento dos médicos, especialidades com mais demanda e especialmente, o tempo de espera necessário até que sejam marcadas as consultas e exames. O vereador Jaime Vasatta acredita ser essencial aos trabalhos da CPI esta conversa diretamente com a população, “nós precisamos ter esta percepção da realidade dos pacientes de Cascavel e isso só é possível vindo até eles”.
Os pacientes ouvidos hoje aguardavam, em média, de oito meses a um ano pela consulta. Muitas pessoas relataram que, ao conseguir realizar os exames requeridos para apresentar na consulta de retorno ao especialista, estes já não tinham validade e o processo teve de ser iniciado novamente. Outro paciente, que preferiu não se identificar, exibiu uma guia autorizada para consulta com um ortopedista, mas estava há seis anos esperando para retirar pinos que haviam sido colocados em uma perna.
De acordo com o presidente da Comissão, Romulo Quintino, “o próximo passo da CPI é coletar informações detalhadas do repasse financeiro do município ao Cisop e número de consultas disponibilizadas”. Uma reunião com o Secretário de Saúde, Reginaldo Andrade, foi marcada para hoje, às 14h.
A Câmara disponibilizou três canais de comunicação para que a população entre em contato com a CPI do Cisop. Reclamações, denúncias, elogios e sugestões podem ser feitas pelo telefone 3321 8888, pelo email cpicisop@camaracascavel.pr.gov.br e também através do Portal da Câmara, clicando no banner CPI do Cisop.
A CPI do Cisop
No último dia 22 de junho, treze vereadores protocolaram o Requerimento 275/2015, que solicita que seja constituída uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná).
O documento leva a assinatura do presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR) e dos vereadores João Paulo (PSD), Walmir Severgnini (PROS), Aldonir Cabral (PDT), Claudio Gaiteiro (PSL), Paulo Porto (PCdoB), Vanderlei do Conselho (PSC), Fernando Winter (PTN), Ganso sem Limite (PSD), Luiz Frare (PDT), Nei Haveroth (PSL), Pedro Martendal (PSDB) e Celso Dal Molin (PR).
No Requerimento, os vereadores indicam que a CPI deve apurar quatro principais questões: a destinação dos recursos financeiros repassados à instituição; apurar os critérios utilizados pelo Cisop para escolher fornecedores e prestadores de serviço; apurar possíveis irregularidades em contratos com terceiros e emissão de notas fiscais e ainda verificar possíveis irregularidades administrativas cometidas pelos gestores do consórcio, tais como fraude em concurso públicos, vendas de exames, uso indevido de carros, contratos com clinicas médicas, faltas de servidores e contratação irregular de estagiários.
Assessoria de Imprensa/CMC