Notícias

Vereadores discutem gestão da saúde pública

Ao final da sessão desta segunda-feira (13), os vereadores discutiram na palavra livre a gestão da saúde pública em Cascavel. O primeiro a falar foi o vereador João Paulo (PSD), que citou a visita feita à Umuarama para conhecer o CISA, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios - Associação dos Municípios da Região de Entre Rios.

De acordo com João Paulo, precisam ser implementadas melhorias no Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), que atende Cascavel e mais 24 municípios. “Nosso sistema é semelhante àquele que visitamos, mas lá as pessoas que chegam bem cedo são recebidas com café da manhã e atendidas rapidamente. Além disto, pequenas cirurgias eletivas são realizadas lá mesmo, diminuindo o tempo de espera e o sofrimento da população”, comparou.

Os vereadores componentes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública da Câmara de Cascavel visitaram o Cisa no último dia 09 de julho. Formado pelos vereadores João Paulo de Lima, presidente da Frente, juntamente com os membros Nei Haveroth e Celso Dal Molin, o grupo cascavelense foi recebido pelo coordenador geral do Cisa, Jorge Luiz Zanetti Pereira, que especificou todas as questões ligadas àquele Consórcio, inclusive auditorias e prestação de contas.

Outro ponto importante citado pelo vereador Luiz Burgarelli (PDT) e também por Nei Haveroth (PSL) é a proporcionalidade dos votos nas decisões do consórcio e o peso que cada município tem nas reuniões. Para eles, Cascavel deveria ter maior poder deliberativo no consórcio, por ser o município faz o mais repasse financeiro e tem a maior população atendida.
Conforme explica Haveroth, “o que nós vimos lá no consórcio de Umuarama é que existe uma separação nos gastos, uma parte para as questões operacionais e outra para a efetiva resolutividade dos casos. Lá também havia problemas, mas o modelo foi revisto e hoje funciona, aqui também pode funcionar”.

A CPI do Cisop
No dia 22 de junho, treze vereadores protocolaram o Requerimento 275/2015, que solicita que seja constituída uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no Cisop. A CPI é composta pelos vereadores Romulo Quintino (presidente), Jorge Bocasanta (relator) e Jaime Vasatta (secretário) e o objetivo principal da comissão é “garantir a qualidade do atendimento à população de Cascavel, que tanto depende do sistema público de saúde”.

Assessoria de Imprensa/CMC