Notícias

Vereadores fiscalizam uso de máquinas do interior no aeroporto

Após receber reclamações de moradores da área rural do município, o vereador Celso Dal Molin (PR) iniciou um trabalho de fiscalização do uso das máquinas e caminhões pertencentes à Secretaria de Agricultura. Na sessão de ontem (14), Celso se pronunciou sobre o assunto ao usar a tribuna e marcou uma reunião com o secretário de agricultura, Almir Tonolo. Na manhã de hoje, o secretário confirmou o empréstimo de três máquinas e um caminhão para acelerar o trabalho de reforma do aeroporto.

Em seguida, Celso Dal Molin, acompanhado pelos vereadores Nei Haveroth (PSL) e Alécio Espínola (PSC) foram até o aeroporto conferir as obras e também ao parque de máquinas da prefeitura, aferindo os itens que estavam no conserto. Ao todo, a Secretaria de Agricultura tem 18 máquinas e seis caminhões. Deste total, quatro estão no aeroporto, cinco para conserto, duas voltando do interior também danificadas e o restante, segundo o secretário, trabalhando no interior.

Com a lista completa das máquinas e seus respectivos números de patrimônio, o vereador Celso Dal Molin visitará na tarde desta quinta-feira (15) as comunidades de Rio do Salto e São Salvador e amanhã pela manhã os distritos de Sede Alvorada e São João. O objetivo das visitas é verificar a situação das estradas rurais e também se as máquinas estão trabalhando nos locais indicados pela secretaria.

Segundo o vereador, foram contatados produtores rurais de diversas comunidades do interior do município e não foram localizadas máquinas trabalhando. “Este maquinário é próprio para uso da Secretaria de Agricultura, mas temos o relato de que há cerca de 70 dias não são realizados trabalhos no interior. Onde estão estas máquinas?”.

Cascavel possui 4.489 propriedades rurais, 70% dessas propriedades são de médios, pequenos e micros produtores rurais. Somente de estradas rurais são 3.500 quilômetros, que necessitam de manutenção constante para permitir o escoamento da produção agrícola, o transporte dos estudantes e a saída dos produtores rurais para a cidade.

Orçamento

Para tentar solucionar o problema dos produtores rurais – para quem a manutenção das estradas é demanda essencial – os vereadores pretendem propor emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2016. Celso Dal Molin assegura “sabemos que o orçamento da Secretaria de Agricultura é bastante restrito. Estou assumindo o compromisso de cobrar mais investimentos nesta área e a propor mais recursos para manutenção e abastecimento das máquinas”.

Assessoria de Imprensa/CMC