Notícias

Vereadores homenageiam Defensoria Pública por 12 anos de qualidade no atendimento

Mesmo com o efetivo profissional limitado, a Defensoria Pública do Estado tem oferecido o acesso integral à justiça, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis em Cascavel há 12 anos. Com essa justificativa, a Câmara Municipal concedeu uma Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Professora Liliam (PT) e do vereador Alécio Espínola (PSC), aprovada e entregue na sessão desta segunda-feira.

“A Defensoria tem sido parceira em todas as causas em defesa do direito, em defesa da pessoa, em defesa de cada cidadão e cidadã de Cascavel e de toda a região”, disse a Professora Lilian, que destacou o fato de que o Paraná é o estado brasileiro com a pior relação entre o número de habitantes e de defensores públicos, um para cada grupo de 84.816 paranaenses.

Pela Defensoria, falou o defensor público André Ferreira, que coordena a sede de Cascavel. “A Defensoria Pública é motivo de orgulho para o Brasil, pois é uma instituição que não encontra paralelos no mundo. É uma ideia que surgiu na América Latina, mas não existe em outros países uma instituição com pessoas concursadas, que têm dedicação integral a essa atividade, e que prestam assessoria jurídica completa e de forma gratuita para população vulnerável. É uma honra estar aqui para representar essa instituição”, destacou.

A Defensoria Pública do Estado possui sedes em 18 município. Em Cascavel, a equipe é formada por quatro defensores, quatro assistentes sociais, duas psicólogas, duas assessorias jurídicas, um técnico administrativo e um assessor de execução penal. São atendidas pessoas com renda até 3 salários mínimos, tanto acusados quanto vítimas, em ações individuais ou coletivas, em qualquer área do direito.

Assessoria de Imprensa/CMC