Foi aprovada na sessão desta terça-feira (31) a Moção 03/2016, que expressa apoio e solidariedade à reivindicação da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) para que o govenador indique a contratação imediata dos extensionistas da Emater, afim de atender a necessária reposição de servidores nos quadros do órgão.
Assinada por 17 vereadores, a Moção reconhece o trabalho da Emater na geração de renda e melhoria da qualidade da vida dos produtores rurais do Estado. Nei Haveroth (PSL) destacou em plenário que “a agricultura tem uma enorme relevância para Cascavel e região e a Emater cumpre um papel extremamente importante especialmente para os pequenos produtores”.
O vereador Fernando Winter (PTN) explicou que “o concurso foi realizado em 2014, no entanto, o Estado não autorizou a contratação efetiva dos 400 servidores que aguardam convocação”. Em Cascavel e região apenas seis extensionistas se revezam no atendimento às propriedades rurais.
A história da extensão rural no Paraná começou em 1956, com o objetivo de melhorar a produtividade da agricultura brasileira e paranaense e promover o desenvolvimento rural sustentável, coordenando, articulando e executando assistência técnica e extensão rural. O Instituto Emater conta atualmente com 1.200 funcionários, lotados nas Unidades Municipais que atendem a todos os municípios paranaenses, além de 22 Unidades Regionais e a Unidade Estadual.
Assessoria de Imprensa/CMC