O presidente da Câmara de Cascavel, Marcio Pacheco (PPL), os vereadores Jaime Vasatta (PTN), Pedro Martendal (PSDB) e João Paulo (PSD) participaram na manhã desta sexta-feira (17), da solenidade em homenagem ao coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná.
A cerimônia envolveu o desfile do efetivo e a participação de representantes de todas as divisões de comando e operacionais do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), com sede em Cascavel, além do comandante do 5º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar) tenente-coronel Rincoski.
Coronel Sarmento
Joaquim Antonio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceara, no dia 17 de maio de 1882. Em 1903, veio para o Paraná. Ingressou na PMPR, no dia 29 de julho de 1907, com idade de 25 anos, no então Regimento de Segurança.
De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre as quais se destaca a “Medalha de Serviços Militares", por ter tomado parte na "Campanha do Contestado", destacando-se com bravura na “Batalha do Irani” em 22 de outubro de 1912. Na ocasião enfrentou os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar seu comandante coronel João Gualberto, mas acabou sofrendo um profundo ferimento no olho direito. Faleceu no dia 21 de abril de 1934, data consagrada ao Patrono das Policias Militares do Brasil (Tiradentes).
Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa | CMC
LEGENDA:
Cerimônia realizada no 6º BPM de Cascavel
FOTOS:
Deonildo Gonçalves/Assessoria da Presidência
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br