Notícias

​​Vereadores pedem banheiros públicos adaptados para pacientes ostomizados

Os vereadores Professor Santello (PTB) e Professora Beth Leal (Republicanos) protocolaram nesta terça-feira (30), indicação solicitando ao Instituto de Planejamento de Cascavel – IPC estudos técnicos para adaptação de banheiros públicos para uso de pacientes ostomizados em Cascavel.

O objetivo da proposição é atender um pedido de munícipes ostomizados que frequentam espaços públicos em Cascavel e encontram dificuldades em banheiros comuns sem adaptação.

Pacientes ostomizados são aqueles que passaram por uma cirurgia para a retirada de tumores colorretais ou de bexiga, entre outros. A ostomia é o desvio do trajeto intestinal para o meio exterior, localizado no abdome, necessitando de um equipamento coletor, que consta de uma base adesiva colada à barriga e acoplada a uma bolsa coletora, que irá receber fezes ou urina. Esse procedimento se faz necessário em casos de perfuração do abdome, além dos tipos de câncer já citados. 

Assim, para poder realizar esse procedimento de forma mais adequada, é preciso um banheiro adaptado, com um vaso sanitário que fique em uma posição elevada, em formato menor, como os feitos para crianças.

Para que haja mais comodidade aos ostomizados, a sugestão é para que as instalações sanitárias tenham vaso sanitário com sistema de descarga preferencialmente fixada nas paredes, para descarte do conteúdo das bolsas coletoras bem como ducha higiênica para lavagem ou troca da bolsa e lixeiras próprias para descarte da bolsa coletora.

A solicitação dos pacientes é que a adaptação seja construída dentro dos banheiros já existentes para pessoas com deficiência.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil. Somente na 10ª Regional de Saúde, o Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná, atende 400 pacientes.