Notícias

Vereadores prestigiam posse da direção do Siprovel

A nova diretoria do Siprovel (Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Cascavel) tomou posse oficial na noite desta terça-feira (18) em evento realizado na Câmara de Vereadores. A eleição aconteceu em dezembro e a chapa ‘Mobilização e Luta’ – que representava a oposição sindical - venceu o pleito com 78% dos votos, pondo fim a um ciclo de oito anos com o mesmo grupo a frente da entidade.

O presidente eleito Amilton Peletti, que leciona na Escola Municipal Atílio Destro, reforçou o que será a grande prioridade da gestão, a luta pela revisão do Plano de Cargos da categoria, que foi revisto pela última vez em 2006. “Esse plano é um débito que o poder público tem com nós, portanto não descansaremos até que ele seja revisto e colocado em prático”, ressaltou.
Em seu discurso, Amilton também destacou a luta pela regulamentação da Lei do Piso Salarial e a garantia de 1/3 de hora atividade, que atualmente é de 20%. “A luta pela hora atividade é a luta pela dignidade dos professores, pois ela significa mais qualidade de vida e menos trabalho a ser levado para casa”, argumentou.

O dirigente ainda reafirmou o compromisso da alteração no estatuto da entidade reduzindo o tempo de mandato sindical, que hoje é de cinco anos. “Temos esse compromisso que é um clamor popular, não concordamos com a perpetuação nos cargos”, disse Amilton.

O evento contou com a presença do secretário de Educação Valdecir Nath, da pró-reitora da Unioeste, professora Liliam Faria Porto Borges, dos vereadores Marcio Pacheco (PPL), Paulo Porto (PCdoB), Paulino Pereira da Luz (PT), Vanderlei do Conselho (PSC) e Pedro Martendal Araújo (PSDB) e dirigentes de sindicatos de Cascavel e região.