Notícias

Vice-governador Flavio Arns recebe título de cidadão honorário nesta quarta

Nesta quarta-feira (11), às 19h, a Câmara realiza a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Cascavel ao vice-governador e ex-secretário de Educação, Flavio Arns. A solenidade acontece no plenário com a presença de diversas autoridades políticas e representantes das associações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência de todo do estado.

A proposição foi aprovada através do Projeto de Decreto Legislativo 14/2013, proposto pelo vereador Pedro Martendal (PSDB) e assinado também pelos vereadores Fernando Winter, Ganso sem Limite, João Paulo, Walmir Severgnini, Robertinho Magalhaes, Nei Haveroth, Jorge Menegatti, Luiz Frare, Gugu Bueno, Aldonir Cabral, Claudio Gaiteiro, Romulo Quintino e Jaime Vasatta. Segundo Martendal, “o vice-governador e secretário de Estado da Educação Flávio José Arns tem a sua história de vida marcada pela luta em prol da educação, saúde, trabalho e promoção social da pessoa com deficiência, bem como, da população em geral”.

Flavio Arns é filho de Osvaldo Arns e de Teresinha Mohr Arns. Sobrinho de Zilda Arns e de dom Paulo Evaristo Arns. Casado com Odenise Teresinha Arns e pai de dois filhos: Osvaldo e Caroline.

Formado em Letras pela PUC-PR e em Direito pela Universidade Federal do Paraná, concluiu Mestrado em Letras, na Universidade do Paraná e obteve o título de Ph.D. pela Universidade Northwestern, Estados Unidos, em Linguística, tendo como área de concentração linguagem e comportamento.

De volta ao Brasil, em 1980, manteve-se fiel ao ideal de lutar por melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência e por saúde. Com essas preocupações, estava presente em 1983, apoiando a tia, Zilda Arns na criação da Pastoral da Criança.

Professor licenciado da Universidade Federal do Paraná, onde atuou de 1974 a 1991, Flávio Arns sempre esteve ligado à Educação. Sua vida parlamentar foi bastante marcada por esta questão: apresentou projetos, promoveu debates e audiências públicas no Congresso Nacional envolvendo os movimentos sociais em discussões importantes como quando da construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos recentes debates para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE).

Foi diretor do Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Paraná de 1983 a 1990 e foi durante sua gestão que ocorreu a interiorização da Educação Especial no Paraná, uma das razões pelas quais o Estado possui hoje, em seus 399 municípios, entidades que atendem às necessidades das diferentes áreas de deficiência.

Iniciou sua trajetória política em 1991, como Deputado Federal, tendo sido reeleito em 1994. Em 1998, foi o sétimo deputado federal mais votado do Estado do Paraná e em 2002, foi eleito Senador com quase 2 milhões de votos.

Incansável na busca de soluções para os problemas do seu Estado, buscou recursos financeiros para projetos sociais de educação, saúde, assistência, geração de emprego e de renda e agricultura.

Simultaneamente a sua atuação como parlamentar, destacou-se como presidente da Federação Nacional das Apaes por seis anos e Federação Nacional das Apaes no Paraná por dois anos. Atuou também como presidente da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais (ABDEM), como membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE) e da Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da Criança (ANAPAC).

No Senado, atuou como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e das Subcomissões de Ciência e Tecnologia e de Sociais das Pessoas com Deficiência. Foi membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Assuntos Sociais e Agricultura e Reforma Agrária.

Eleito Vice-Governador pelo Estado do Paraná para a gestão 2011/2014 foi também responsável também pela Secretaria de Estado da Educação até abril deste ano.

Assessoria de Imprensa/CMC