Transmissões Ao Vivo

Debate sobre Sofrimento Emocional de Estudantes no Ensino Superior

O sofrimento emocional dos estudantes do ensino superior em Cascavel foi tema do debate público promovido na noite de quinta-feira (25) pelo mandato da vereadora Professora Liliam (PT). Participaram representantes dos estudantes universitários, bem como dos núcleos de atendimento das instituições de ensino superior, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público.

O sofrimento emocional dos estudantes do ensino superior em Cascavel foi tema do debate público promovido na noite de quinta-feira (25) pelo mandato da vereadora Professora Liliam (PT). Participaram representantes dos estudantes universitários, bem como dos núcleos de atendimento das instituições de ensino superior, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público.

Entre os presentes, estavam: Angelo Mazzucchi Santana Ferreira, promotor na Promotoria de Saúde do Ministério Público; Elton José Munchen, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Eliane Terezinha Giacomelli, coordenadora do Núcleo de Rede Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde; Vanessa, representando Hudson Moreschi, secretário de Assistência Social; João Matheus Moraes, presidente do Conselho de Assistência Estudantil da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); Mônica Andressa Silveira, assessora técnica de Assistência Estudantil da Unioeste; Dyeniffer Jessica Bezerra Parisoto, do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Paranaense (Unipar); a professora e vereadora Beth Leal (Republicanos), que representou o Centro Universitário Univel; Patrícia Barth Radaelli, psicóloga do Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante (NAAE) do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG); Jéssica Fernanda Wessler Ferreira, assistente social do Instituto Federal do Paraná (IFPR); reverendo anglicano Luiz Carlos Gabas, do Centro de Direitos Humanos, e o ex-vereador e atual suplente Fernando Hallberg (PDT).

Ao fazer a abertura do debate, a Professora Liliam falou de sua experiência pessoal com o tema. “Sou professora há 31 anos, e por seis anos fui pró-reitora de Graduação da Unioeste. Eu vivenciei, na lógica da administração e fora da sala de aula, a dimensão desse sofrimento emocional. Vivenciei questões bastante graves e que poderiam ser menos graves se a gente construísse, na instituição, condições de acolhimento das dificuldades que os estudantes trazem”, relatou ela.

Os presentes ao debate aprovaram dois encaminhamentos:

Primeiro, a constituição de um grupo de trabalho formado pelos núcleos de assistência estudantil e um representante estudante de cada uma das instituições de ensino superior de Cascavel. Esse grupo se reunirá em 27 de janeiro de 2022 para relacionarem as ações que já implementam, na direção de atender as demandas do sofrimento emocional dos estudantes. Entender como cada uma atua, com quais ferramentas e com quais resultados.

O segundo encaminhamento é a realização, em 17 de fevereiro, de uma nova reunião com o conjunto de representações deste primeiro encontro, acrescido de interessados, considerando que será novamente uma reunião aberta. A pauta de fevereiro será entender as ações e pensar qual a possibilidade de construir uma padronização e um fluxograma na direção da construção de uma rede de apoio ao estudante da educação superior.

Assista ao vídeo com o debate na íntegra no link no alto desta página, à direita.