“A fila andou”, diz Alécio sobre exames e cirurgias feitos com recursos de emendas

A Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu realizar 478 cirurgias e 9.171 exames complementares desde maio usando o recurso das emendas impositivas destinadas pelos 21 vereadores de Cascavel. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (05) pelo secretário Miroslau Bailak, em reunião com o presidente Alécio Espínola (Podemos) e os vereadores Cidão da Telepar (PSB) e Sadi Kisiel (Podemos), da Comissão de Saúde.

Participaram do encontro também os vereadores Mazutti (Podemos) e Melo do Pastel (PP) e as assessorias de Madson de Oliveira (MDB) e Professor Santello (PTB), além do procurador Anderson de Carvalho. O secretário atendeu a um convite feito pelo presidente Alécio, para que o Legislativo pudesse ser informado sobre o andamento do mutirão para realização de cirurgias e exames.

“A gente precisava saber se esse dinheiro das emendas impositivas fez essa fila andar. E sim, foram realizadas mais de 400 cirurgias e 9000 exames, e ainda há mais R$ 750 mil para utilizar até o final do ano. Por isso eu convidei aqui o secretário para vir ao Plenário na sessão do dia 18 para falar sobre isso aos demais vereadores. Cabe a nós agora nos organizarmos para continuar colocando dinheiro com as emendas, para que consigamos zerar a fila no ano que vem”, enfatizou o presidente da Câmara.

Na conversa desta terça, que aconteceu no Gabinete da Presidência, Miroslau Bailak contou que desde maio, quando começou o mutirão, já foram utilizados R$ 1.383.165,65 das emendas impositivas, restando um saldo de R$ 750.598,25 para serem gastos até novembro. O valor total destinado pelas emendas em 2023 foi de R$ 2.133.763,90. “Eu já vim aqui com a mão aberta para pedir um pouco mais, gostaria de pedir aos vereadores que nos destinassem pelo menos R$ 300 mil cada um no próximo orçamento, para que a gente consiga zerar a fila em 2024”, disse o secretário.

Para 2024, cada vereador poderá destinar um total de R$ 1,2 milhão em emendas impositivas ao orçamento municipal, sendo que metade deve ir para a área de saúde. “O secretário está nos pedindo R$ 300 mil de cada vereador e eu, de antemão, me comprometo com esse valor e vou convidar os colegas para que façam da mesma forma”, finalizou Alécio.