Câmara já tem primeiros brigadistas voluntários formados e prontos para atuar

O primeiro grupo de 22 servidores do Poder Legislativo a completarem o Curso de Formação de Brigadistas Voluntários teve sua cerimônia de formatura na tarde desta quinta-feira (12). O evento foi no Plenário da Câmara e teve a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, do presidente Alécio Espínola (PSC) e da vereadora Beth Leal (Republicanos), idealizadora do curso, e do vereador Sadi Kisiel (PODE).

Pelo 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, estiveram presentes o tenente Felipe, que representou o comandante da unidade, major Amarildo, e também o 2º sargento Sandro Henrique Comarella, que foi instrutor do curso junto com o 1º sargento Ananias Maciel. O curso foi fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, e o Corpo de Bombeiros.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Adriana Salles, que também é uma das formandas, agradeceu em nome do Poder Legislativo a todas as pessoas envolvidas na atividade. Ela destacou os objetivos do curso, que era possibilitar aos servidores “capacitarem-se na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida de todos aqui, proteger o patrimônio, reduzir os possíveis danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar apoiando os profissionais”.

Câmara preparada

A partir de agora, a Câmara Municipal de Cascavel está apta a desenvolver ações de prevenção, como:  análise dos riscos existentes durante as reuniões da brigada de incêndio; notificação ao setor competente da Câmara sobre as eventuais irregularidades encontradas no tocante à prevenção e proteção contra incêndios; orientação aos servidores e parlamentares; e participação nos exercícios simulados.

Além dessas, ainda pode executar ações de emergência, como: identificação da situação; alarme e/ou abandono de área; acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou de ajuda externa; corte de energia; primeiros socorros; combate ao princípio de incêndio; e recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros.