​Comissão de Saúde busca soluções para sobrecarga provocada por epidemia de dengue

A Comissão de Saúde da Câmara, representada pelos vereadores Edson Souza (Presidente) e Cidão da Telepar (secretário), promoveu nesta terça-feira (12), uma reunião para debater a sobrecarga das UPAs e Unidades de Saúde em razão da epidemia de dengue.

Participaram da conversa o secretário de saúde, Miroslau Bailak, o promotor de Justiça da 9° Promotoria do Ministério Público, Felipe Segura Rocha, o defensor público do Estado, André Ferreira, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Michelly Chiari Lupke, a assessora  da Defensoria Pública do Estado, Janaina Teixeira, representando o Sismuvel (Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel), Ricieri D'Estefani Junior e Ivonete Reis Plank e a servidora pública, Valquíria Kauana.

De acordo com o vereador Edson Souza, o número reduzido de profissionais nas unidades de pronto atendimento (UPAs) diante da alta demanda de pacientes por conta da epidemia de dengue têm provocado a sobrecarga extrema dos profissionais e extensas filas de espera.

A partir da conversa entre os representantes presentes na conversa, ficou encaminhada a contratação imediata de mais de 100 funcionários, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos e também a realização de uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com a 10ª Regional, Hospital Universitário, São Lucas e Hospital de Retaguarda para que seja aberto um novo local de atendimento, para que esse fluxo não seja direcionado somente para as  UPAs. A reunião deve acontecer nos próximos dias.