Simoni Soares diz a vereadores que licitação dos ônibus vai mudar para atrair empresas

A presidente da Transitar, Simoni Soares, atendeu a convite da Comissão de Segurança Pública e Trânsito e esteve na Câmara na manhã desta quarta-feira (13) para dar esclarecimentos sobre o processo de licitação do transporte coletivo. Após a última licitação ter sido encerrada por falta de interessados, no dia 6 de dezembro, agora a autarquia se vê diante da necessidade de fazer nova licitação que consiga atrair empresas.

O presidente da Comissão, vereador Policial Madril (Podemos), que fez o convite à gestora do transporte coletivo, conduziu a reunião, que também contou com o vereador Edson Souza (MDB). O emedebista reuniu vários questionamentos e os apresentou a Simoni para que ela tirasse as dúvidas dos parlamentares.

Segundo ela, o setor de transporte coletivo no Brasil vive grande crise desde a pandemia e Cascavel não foi a única cidade a ter uma licitação declarada deserta. “Campinas acabou de passar pela mesma situação, assim como outras cidades do Paraná. Os empresários têm grande insegurança quanto à demanda do serviço, já que diminuiu o número de passageiros”, explicou ela. “A nossa ideia é propor um novo modelo baseado no pagamento por quilômetro rodado, o que interessa a Cascavel e elimina o risco da demanda para as empresas”, revelou Simoni.

Entre os questionamentos feitos pelas empresas e trazidos à reunião por Edson Souza, está o número de portas dos ônibus. A Transitar exige três portas do lado esquerdo e duas do lado direito, para atender ao sistema de corredores exclusivos da cidade. Simoni refuta a alegação dos empresários de que ônibus assim não são viáveis. “Em conversas informais, as fábricas dizem que é possível sim fabricar esses veículos. Os empresários não querem porque acham que no futuro, teriam dificuldade para vender esses ônibus para outras cidades. Mas nossa preocupação é com Cascavel. E nós já vimos agora na licitação dos ônibus elétricos que ônibus com essa configuração podem ser feitos. Precisamos agora só analisar tecnicamente para resolver esse impasse”, disse ela.

Por fim, a presidente respondeu sobre a perspectiva de prazo para concluir uma nova licitação e iniciar o novo contrato. “Dentro dos prazos legais, esperamos iniciar a licitação ainda em 2024. Vamos procurar agora a Fipe, que realiza os estudos técnicos que dão base ao processo licitatório e o TCE, que dá parecer, para ver se conseguimos que reduzam seus prazos para que possamos, quem sabe, já iniciar a operação no ano que vem”, finalizou.

Para o vereador Edson Souza, a presidente da Transitar respondeu adequadamente aos questionamentos e trouxe novas informações. Ele disse que a Câmara vai colaborar em tudo o que for necessário para que o novo processo transcorra com agilidade. “O que a gente quer é que essa licitação ocorra o mais rápido possível e a gente gere uma segurança para a população de Cascavel de que vai ter o transporte coletivo para todo mundo”, afirmou o parlamentar.