Vereadores questionam secretário de Saúde sobre transporte de pacientes

Um grupo formado pelos três vereadores da Comissão de Saúde, Edson de Souza (MDB), Cidão da Telepar (PSB) e Sadi Kisiel (Podemos), acompanhados de Josué de Souza (MDB), Professora Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB), Romulo Quintino (PL), Valdecir Alcantara (Patriota), Xavier (Republicanos) e Mazutti (Podemos), esteve na tarde desta segunda-feira (02) no gabinete do secretário de Saúde, Miroslau Bailak. Eles foram pedir esclarecimentos da secretaria, pois relatam que têm recebido reclamações diariamente de pacientes que precisam dos serviços das ambulâncias.

Segundo eles, esses pacientes não podem se locomover por conta própria ou demandam cuidados especiais e não estão sendo atendidos. Na tribuna da sessão desta segunda-feira, por exemplo, o vereador Xavier apresentou quatro relatos de pacientes que não puderam ser atendidos. Dois deles aguardavam desde a semana passada em Assis Chateubriand após receber alta hospitalar e ainda não tinham conseguido voltar pra casa.

Para o presidente da Comissão, Edson Souza, o encontro foi importante para buscar respostas e dar retorno à população. “Fomos pedir ao secretário um resultado imediato, pois as pessoas estão nos hospitais aguardando as transferências e não estão conseguindo, em virtude da falta de pneus e outros problemas. Ele nos disse que, das 19 ambulâncias, 13 estão paradas e nos pediu calma, mas não dá para ter calma. Enquanto estávamos na reunião, chegou a informação de um pai que estava aguardando o transporte para o filho dele para uma consulta em Curitiba e o menino é um transplantado de coração. Algo que, se não tiver um acompanhamento, pode ter reflexo para o resto da vida”, alertou o vereador.