Na sessão desta segunda-feira (11), os vereadores pediram adiamento por oito sessões do Anteprojeto 08/2016, proposto pela prefeitura de Cascavel e que obriga a instalação de cobertura em depósitos de pneus, ferros-velhos e atividades afins, para evitar acúmulo de água que se torna foco gerador do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
A proposição define que os depósitos de pneus novos ou usados e ferros-velhos tenham coberturas de material rígido, a fim de não formar bolsões acumuladores de água. No entanto, de acordo com os vereadores, “a proposição não especifica quais são os estabelecimentos afins que serão incluídos na medida”. Muitos donos de depósitos de sucata, galpões de separação de lixo reciclável e outros estabelecimentos do gênero procuraram os vereadores para pedir mudanças na lei, pois, segundo eles, se for preciso cobrir toda a área de depósito, terão de fechar seus negócios e demitir os funcionários.
A Comissão de Agricultura e Meio Ambiente deve realizar uma audiência pública no plenário da Câmara na próxima quinta-feira (14), às 9h30 para discutir com os empresários e trabalhadores quais são as opções para modificação do projeto.
A prefeitura argumenta que “o projeto se justifica pela atual situação que o Brasil vem vivendo com o mosquito Aedes Aegypti. O calor e chuva se somam para estimular a proliferação do vírus todos os anos, fazendo com que recipientes abertos com água estagnada, como latas, vasos e pneus largados nas residências e nos terrenos baldios se tornem possíveis focos de mosquito”.
Assessoria de Imprensa/CMC