Agentes de segurança da Câmara recebem equipamentos não-letais

Nesta segunda-feira (30), antes da sessão, os vereadores fizeram a entrega oficial dos equipamentos não-letais (pistola sparks) para os oito servidores que atuam na segurança do Legislativo e que ajudarão no controle de situações de risco para os próprios guardas, demais servidores, vereadores e vereadores e ainda para a população que acompanha os trabalhos da Casa.

A Mesa Diretora providenciou a compra dos equipamentos e a documentação necessária para autorizar seu uso e também os cursos necessários para que os servidores pudessem usar com segurança e responsabilidade as armas não-letais. O curso foi ministrado de forma voluntária pelo Depen (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná), representado hoje por Tiago Correia, diretor regional, Jhonatan Jackson, instrutor que deu o curso e Fernanda Dimer, diretora da escola penitenciária. No curso, os servidores aprenderam sobre legislação, manuseio adequado, uso progressivo da força e também tiveram que testar as armas para entender qual o efeito que produzirão nas pessoas atingidas.

Receberam o equipamento os agentes de segurança Alessandro Silva, Aparecido Goncalves de Souza, Fabio Jonas Schwertz, Marcelo da Silva, Rudimar Tauchert e os guardas patrimoniais Daniel Silva de Andrade, Wanderson Cabral e Jackson Franzes.

Armas não letais são instrumentos desenvolvidos com a finalidade de interromper um comportamento violento de uma pessoa ou grupo de pessoas, por meio da dor ou do incômodo causado. A pistola Spark, de fabricação nacional, é uma arma da categoria elétrica incapacitante, cuja ação dura apenas cinco segundos.