Animais de assistência emocional e de serviço poderão embarcar no transporte coletivo

Assim que for publicado como lei, o projeto aprovado em primeiro turno na sessão desta segunda-feira (10) permitirá que os animais de assistência emocional e os animais de serviço embarquem nos ônibus do transporte coletivo de Cascavel. O autor da proposição é o vereador Alécio Espínola (PSC), presidente da Câmara.

“Para muitas pessoas com deficiências ou com transtornos psicológicos ou emocionais, a presença de um animal pode ser essencial para que suportem muitas de suas necessidades e desafios diários. E por isso que muitos contam com o auxílio de animais de assistência emocional e animais de serviço”, explica Alécio.

O projeto detalha o que são essas duas categorias de animais. Os chamados animais de assistência emocional são aqueles utilizados com fins terapêuticos para o tratamento de doenças psicológicas e psiquiátricas, pois a sua interação traz segurança e apoio aos seus donos. É necessário o laudo de um psiquiatra atestando a necessidade desse apoio emocional.

Já os animais de serviço são aqueles que, após adestramento, possibilitam aos seus tutores com deficiência física a realização de várias tarefas. Estão incluídos aí os cães-guia, que auxiliam indivíduos com deficiência visual; cães-ouvintes, auxiliadores de pessoas com deficiência auditiva; cães de alerta, que auxiliam no reconhecimento de riscos, danos, crises, como ansiedade, pânico ou epilepsia; e cães de serviço, que auxiliam pessoas com deficiências motoras, buscando objetos, liberando passagem, e cães de serviço de autismo.