Audiência da Comissão de Educação debateu a segurança nas instituições de ensino

Uma audiência pública na noite de terça-feira (18), promovida pela Comissão de Educação da Câmara, reuniu vereadores, educadores, sindicalistas, dirigentes e outras lideranças da sociedade para debaterem o tema “Segurança nas instituições de ensino de Cascavel”. A Comissão tem como presidente o Professor Santello (PTB), como secretária a Professora Beth Leal (Republicanos), e ainda conta com a vereadora Professora Liliam (PT).

Além dos membros da Comissão, participaram os vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC), Xavier (Republicanos) e Josias de Souza (MDB). Da Prefeitura vieram a secretária de Educação, Márcia Baldini, e o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes. Pelo Estado do Paraná, compareceram a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista, e a professora estadual e coordenadora do Núcleo Espere, Vera Lúcia Rodrigues da Fonseca. Também compuseram a mesa a psicóloga Luíza Scárdua, representante do Núcleo Comunitário de Práticas de Justiça Restaurativa, o tenente Paulo, comandante da Patrulha Escolar da Polícia Militar, Sérgio Leonardo, membro do Conseg, o capitão André Luiz Saldanha Ekermann, do 4º Grupamento dos Bombeiros, a irmã Marili do Colégio Santa Maria, representando as escolas particulares, e o dr. Thiago Dari Fernandes Paz, gestor administrativo do CEJUSC.

Participaram da audiência na plateia, representando os trabalhadores, Gilsiane Pelter, do Sindicato dos Professores Municipais (Siprovel), e Edmilson Rodrigues da Silva, presidente da APP Sindicato. Ainda foram registradas as presenças de Igor Bonemberguer, aluno do CEEP e vereador jovem eleito para a próxima legislatura, e de Vânia Camargo, representando a deputada federal Carol Dartora (PT).

Entre os pontos apresentados nas diversas falas e que ficaram registradas como encaminhamentos às autoridades e órgãos ligados ao tema, estão os seguintes: preocupação em relação à segurança do evento Dia de PAiZ nas Escolas, treinamento dos servidores sobre segurança no ambiente escolar, necessidade de contratação de servidores, dificuldade das escolas particulares de pequeno porte em garantirem estrutura de segurança, protocolo de segurança para os deficientes, cumprimento da legislação sobre justiça restaurativa, reforço e capacitação da Guarda Municipal para prover segurança no ambiente escolar, criação de rede intersetorial de proteção, elaboração de protocolo sobre regulação das mídias, protocolo de treinamento de professores e alunos, e a preparação para “atendimento de primeira hora” em caso de emergências