Audiência propõe campanhas e mais agentes para reduzir acidentes de trânsito

Parlamentares e gestores ligados ao trânsito e à segurança pública debateram, na tarde desta quarta-feira (3) no Plenário da Câmara Municipal, as causas e possíveis saídas para o aumento nas ocorrências de acidentes nas vias de Cascavel registradas até o momento neste ano de 2021. O assunto foi tema da audiência pública proposta pelos vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC), Sadi Kisiel (PODE), componentes da Comissão de Segurança Pública e Trânsito, e também pelo Dr. Lauri (PROS).

Além dos proponentes, também participaram da audiência a vereadora Beth Leal (Republicanos) e os vereadores Joceh da Auto Escola (MDB), Professor Santello (PTB), Soldado Jeferson (PV), Cidão da Telepar (PSB) e Serginho Ribeiro (PDT). Pela Prefeitura, compareceram Antônio Volmei dos Santos, secretário de Segurança Pública, e Simoni Soares, presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel-PR (Transitar).

A gestora da Transitar apresentou dados e explicou quais são os principais problemas de trânsito na cidade e quais as soluções que vem sendo estudadas pelo Poder Público para resolvê-los. Por sua vez, o major Amarildo Roberto Ribeiro, coordenador do Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito do 4º Grupamento de Bombeiros, fez uma apresentação dos números que comprovam a piora nas estatísticas de acidentes, que foram mais graves durante a pandemia e vitimaram principalmente os pedestres, ciclistas e motociclistas. Também contribuíram nos debates representantes das Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PR-PM) e Ciretran de Cascavel (7ª Ciretran/Detran-PR).

Alguns indicadores chamam a atenção, como por exemplo, o aumento de 77,27% no número de acidentes envolvendo pedestres e 170% de aumento no número de pedestres feridos. O número de mortes de ciclistas subiu 300% e de ciclistas feridos saiu de 31 para 41, um aumento de 28%. Em relação aos motociclistas, o número de acidentes registrados aumentou mais de 50% e o número de feridos pulou de 306 para 517, com o número de mortes crescendo 18%. Os dados são da Transitar e comparam os meses de janeiro até setembro de 2020 e 2021.

Ao final das discussões, foram aprovados cinco encaminhamentos da audiência:

- Ofício para a direção da PRF solicitando aumento no efetivo de agentes para atender as rodovias em Cascavel.

- Proposta de uma campanha de conscientização sobre uso do celular no trânsito, a ser realizada pela Comunicação da Prefeitura.

- Criação do Núcleo de Educação no Trânsito no ensino fundamental da rede municipal, e que todos os educadores passem pelo treinamento para repassar aos alunos, que será proposta à Secretaria de Educação.

- Ação conjunta do Corpo de Bombeiros, Transitar e PRF de visitas às comunidades para apresentar os dados sobre os acidentes de trânsito e ações dos cidadãos para evitá-los.

- Proposta de campanha da Comunicação da Prefeitura de orientação aos motoristas sobre o trânsito.