Audiência Pública sugeriu medidas para garantir o Carnaval de Rua em 2024

Na noite de quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Cascavel realizou uma audiência pública para discutir o tema "Carnaval de Rua em Cascavel". A iniciativa, promovida pela vereadora Professora Liliam (PT), teve como objetivo coletar demandas da população e discutir os desafios para a realização do evento no próximo ano.

Durante a audiência, a pesquisadora Laysmara Carneiro Edoardo fez uma apresentação técnica sobre a história do carnaval no Brasil e em Cascavel, enquanto a jornalista Bruna Bandeira da Luz destacou as limitações na abordagem do tema nos veículos de comunicação do município. Em seguida, os participantes da plateia puderam contribuir com diversas demandas.

Dentre as falas, o empresário Nelson, do ramo de bar, expressou sua indignação com as ações do Executivo Municipal no carnaval deste ano que, segundo ele, trouxeram prejuízos financeiros ao seu estabelecimento. Já a artista Tays Villaca subiu à tribuna para cantar a música "O Morro Não Tem Vez", e Eduarda Jankauskas reforçou a importância de viabilizar espaços de manifestação cultural em Cascavel, especialmente para a população preta, pobre e LGBTI+.

Entre os encaminhamentos propostos pelos participantes, estão os seguintes: a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Popular; a organização da logística de trânsito e limpeza para a realização do carnaval de rua; a inclusão do Carnaval de Rua no Calendário Oficial de Eventos de Cascavel por meio de Projeto de Lei; a criação de Grupo/Comissão de Trabalho entre os blocos de carnaval, empresários e o poder público; a alteração na legislação municipal para a realização de eventos no município, observando a legislação estadual e federal; e workshops/oficinas promovidos pelo poder público para blocos de rua e produtores culturais, dentro da programação do Festival de Música de Cascavel.

Além da vereadora Professora Liliam, a audiência contou com a presença da vereadora Professora Beth Leal (Republicanos); dos vereadores Policial Madril (PSC) e Serginho Ribeiro (PDT); do Secretário de Comunicação Social e de Cultura, Jefferson Lobo; do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Amaral; da representante do Bloco Casanóz, Thaynara Nagliate; do empresário Rafael Bonfim; do presidente do Centro Regional de Direitos Humanos, Luiz Carlos Gabas; da assessoria dos vereadores Tiago Almeida (União Brasil), Sadi Kisiel (PODE) e Mazzuti (Podemos); da assessoria do deputado federal Elton Welter (PT) e da assessoria da deputada federal Carol Dartora (PT).

Assessoria da Vereadora Professora Liliam (CMC)