Beth Leal e Professor Santello visitam condomínio modelo de casas sustentáveis

Com o objetivo de conhecer novas ideias e ampliar os estudos na elaboração de uma lei aplicável relacionada à energia solar fotovoltaica em habitações populares em Cascavel, os vereadores Professor Santello (PTB) e Beth Leal (Republicanos), acompanhados do presidente da Cohavel (Companhia Municipal de Habitação de Cascavel), Vinícius Bosa, estiveram na última semana em um condomínio em Santa Tereza do Oeste que é modelo de sustentabilidade.

O local, construído numa parceria entre a Prefeitura da cidade, o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, contemplou pessoas com deficiência ou idosos. São casas com painéis solares integrados à rede de energia elétrica, que promovem sustentabilidade e diminuição de custos diários com a conta de luz. As lajes são de concreto, facilitando a climatização em uma cidade com verões mais quentes, entre outras qualidades.

A Cohavel apoia a ideia e começa a estudar junto aos legisladores a possibilidade de construção de um conjunto habitacional com placas fotovoltaicas. “A energia solar veio para ficar. Ganham os moradores, que economizam nas contas de luz e também o meio ambiente, pois trata-se de uma energia limpa e gratuita. Cascavel está sempre com os olhos voltados para soluções sustentáveis e inteligentes”, explica o presidente Vinicius Boza.

“Queremos construir junto à Cohavel uma proposição que realmente beneficie famílias de baixa renda que vão morar em habitações populares do município. Além de reduzir custos aos moradores, essa prática não emite poluentes, e é uma energia considerada inesgotável”, ressaltou Santello.

Para a vereadora Beth Leal, “a visita a Santa Tereza foi muito importante para conhecer tecnicamente como implementar aqui em Cascavel projeto com placas fotovoltaicas que viabilize nas habitações populares de nossa cidade coberturas promovendo economia para os moradores”.

O sistema solar é um investimento a médio e longo prazo, cujo retorno financeiro varia entre 4 e 6 anos, com vida útil acima de 25 anos, o que garante cerca de 20 anos de economia na conta de luz.

"Esse sistema é capaz de irradiar energia elétrica para a casa conectando-se ao sistema da Copel. Quando há excedente na produção, a energia limpa vira crédito na fatura. Dessa forma, estaremos agregando tecnologia e valorizando indústrias locais, e com isso gerando emprego e estimulando o consumo responsável”, conclui o Professor Santello.

Assessoria do Vereador Professor Santello