Esculpido em 1994, o busto do ex-governador Mário Pereira foi entregue hoje ao presidente da Câmara, Gugu Bueno, após passar por um processo de limpeza feito pela artista Brenda Lee Fernandes. Originalmente este busto, encomendado pelo então presidente da Câmara Hermes Frangão Parcianello, foi instalado na antiga sede do Legislativo Municipal, na Rua Paraná.
O atual presidente da Câmara, Gugu Bueno, preocupado em resgatar a história política do município, decidiu pela implantação do Memorial Mário Pereira, que terá – além do busto e informações sobre a vida política do único cascavelense a ocupar a chefia do Governo do Estado – informações e fotos sobre todos os vereadores das 15 legislaturas que já tiveram assento na Casa de Leis.
“O primeiro passo consistiu em recuperar o busto, que esteve guardado por quase 10 anos em um depósito do Centro Cultural”, explica o presidente, acrescentando que “as adequações necessárias para implantação do espaço estão em execução no prédio da Câmara”.
Mário Pereira foi eleito vice-governador no primeiro mandato de Roberto Requião e assumiu o cargo no período de 2 de abril de 1994 a 1º de janeiro de 1995. Engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se pela capacidade de articulação política, sendo eleito deputado estadual em 1986. Foi secretário de Estado da Administração de 1987 a 1990 e secretário de Estado dos Transportes de 1991 a 1994. Entre as principais conquistas de seu Governo, destaque para implantação da U nioeste, do Hospital Universitário e da Ferroeste.
SOBRE A ARTISTA
Maria Ines Di Bella nasceu em 1947 e sua família veio da Itália no início do século, para estabelecer-se em Buenos Aires, Argentina, onde ela nasceu. Começou a trabalhar como designer e gravador e aos 17 anos já era uma artista autodidata. Foi em 1973, na idade de 24 anos, que se mudou para o Brasil.
Desde os anos 80 que ela dedica a maior parte de seu trabalho para a escultura em pedra e bronze na cidade de Curitiba. Depois de alguns monumentos importantes ela passou a trabalhar na serie “Fragmentos”, quer em mármore ou edições limitadas em bronze, que pode ser visto em exposições, coleções públicas e privadas, bem como em algumas galerias no Brasil e Europa.
Mais detalhes sobre sua vida e obra podem ser conferidos em
http://www.mariainesdibella.com/
(Assessoria de Imprensa/CMC)