Câmara abre espaço inédito para vozes negras falarem de racismo e Consciência Negra

Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Cascavel abriu espaço para vozes negras debaterem o racismo, a luta antirracista e a construção da uma consciência negra. Foi na tarde desta sexta-feira (19), quando foi realizada no Plenário a Roda de Conversa em Alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20).

Proposto pelas vereadoras Beth Leal (Republicanos), Professora Liliam (PT), pelos vereadores Josias de Souza (MDB), Cidão da Telepar (PSB), Policial Madril (PSC) e pelo mandato de Edson Souza (MDB), representado na proposta por seu suplente Joceh da Auto Escola (MDB), o evento trouxe à Câmara diversas lideranças negras e não-negras de vários movimentos e entidades de Cascavel.

Na pauta do encontro, foram proferidas três palestras. A primeira, com o tema “20 de novembro: enquanto houver racismo, não haverá equidade”, ministrada por Lindinalva Rufino, presidente da ONG Afrovida, Centro de Referência em Estudos da Cultura Afro-Brasileira de Cascavel. A segunda fala foi da Professora Liliam, que é pós-doutora em Educação, com o tema “Acesso da população preta ao ensino superior”. Fechando as apresentações, com o tópico “A invisibilidade da população preta na política e mercado de trabalho”, a expositora foi a vereadora Beth Leal, pós-doutora em Direito.

Além dos proponentes, compareceram ao evento os vereadores Pedro Sampaio (PSC), Dr. Lauri (PROS), Serginho Ribeiro (PDT) e Soldado Jeferson (PV). Pela sociedade civil e órgãos públicos, estiveram presentes: Kelly dos Santos, do Sinteoeste; Josiane Vendrame, do Simprovel; Silvana Rodrigues da Secretária Igualdade Racial Fonseca do APP Sindicato; Silvana Bemvindo, do Território Cidadão; Janete Ritter, do Conselho de Educação; Cleiton Costa, presidente da Academia de Letras; Miguel das Neves; Mestre Mestrinho; Fabiana Veloso, representando o reitor da Unioeste, Alexandre Weber; Vanessa Soares, da entidade Art Luta; Hugo Antonio Moralles, da banda Sinfônica; Cristiano Santos da Silva, representando o secretário de assistência social, Hudson Moreschi; Clari Soares, Banca de Verificação do Município; André Felippe Silva, do Departamento de Gestão de Pessoas; Karina e Cristina, do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura; Maria Inês Ramos de Godoy, da União Brasileira das Mulheres; Carlos Roberto, do Colégio Estadual Itagiba Fortunato; Joaquim Ribeiro, da Delegacia Regional do Trabalho; Ricieri D'Stefani, do Sismuvel; Diego Cena, do coletivo Araukaida; Kleiton Linhares, da Secretaria de Educação; Maria Lucia Kleinhans, do APP Sindicato; Rosimeri Diniz, do Colégio Estadual Wilson Joffre; Lindomar Steffan, da Unioeste; Claudimara Bortolato, da UFPR Medianeira; Rosane Brandalize e as coordenadoras Elisiane Silva e Clenilza Lemos da Silva, da Semed; Silvia Paludo, do Conselho Municipal de Educação; e Luiz Carlos Kanigoski, do Núcleo Regional de Educação.

Assista o evento na íntegra clicando no vídeo incorporado ao lado desta matéria.