Câmara aprova Programa de Atenção à Saúde do Autista

Por unanimidade, o Legislativo cascavelense aprovou nesta segunda-feira (26), o PROJETO DE LEI Nº 11 DE 2024, que institui o Programa de atenção à saúde da pessoa autista no município. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola/PODEMOS e pelo vereador Eduardo Laurentino/Republicanos.

De acordo com os proponentes, a ideia é autorizar que sejam firmadas parcerias com instituições de ensino de Cascavel para que acadêmicos das áreas de Nutrição, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física, Terapia Ocupacional e outras áreas relacionadas realizem projetos na área de saúde voltados para pessoas autistas.

Os acadêmicos participantes do programa deverão ser supervisionados por professores de seus cursos e seguirão cronograma estipulado pela coordenação das Unidade de Saúde e da Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista - CETEA, recebendo horas-atividade conforme a participação.

“O programa tem por objetivo promover o bem-estar das pessoas com autismo e incentivar hábitos saudáveis no dia-a-dia, tais como exercício físico, alimentação adequada, saúde mental e outros aspectos relevantes para a qualidade de vida estas pessoas”, destaca Laurentino.

Alécio Espínola lembra o município tem registrado um aumento significativo nos casos de autismo e que estas crianças e adolescentes necessitam de uma série de atendimentos especializados e terapias. “Por isso, a ideia é que seja feito um esforço coletivo para oferecer as atividades através do CETEA e das universidades, com uma nova política pública que ajude a suprir a escassez de profissionais e de baixo custo para ser implantada”, defende o presidente.

A Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista (CETEA Juditha Paludo Zanuzzo) funciona em Cascavel há quatro anos e é a primeira instituição do Paraná a atender no mesmo espaço às especificidades clínicas e pedagógicas dos autistas. A Clínica Escola promove a escolarização das pessoas com TEA para inclusão ou permanência na rede regular de ensino e atender integralmente às necessidades de saúde. Cerca de 500 crianças recebem atendimento na instituição, mas uma fila com pelo menos o mesmo número de estudantes aguarda diagnóstico e encaminhamento ao CETEA.

Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais, e o tratamento adequado envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde. No entanto, o acesso a esses serviços muitas vezes é limitado, especialmente para famílias que moram em regiões afastadas ou que não têm recursos financeiros para pagar por serviços particulares. Isso pode levar a atrasos no diagnóstico e no tratamento, o que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.