A Câmara entregou nesta terça-feira (08) o Título de Honra ao Mérito a Rui Domingues Carneiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderlei do Conselho (PSC). Rui Carneiro é um eminente empresário da cidade, fundador do Colégio Ideal e também da Igreja Presbiteriana do Brasil em Cascavel.
Na tribuna, o homenageado agradeceu à Deus, à família e à esposa falecida Izailda Baranoski Carneiro. “Recebo este título por acreditar na possibilidade de começar de novo”, afirmou.
Rui contou que em janeiro de 1969 as instalações de beneficiamento de madeiras de sua propriedade estavam em chamas e ele estava perdendo tudo o que havia construído, junto com um grande estoque de madeiras e toda a vila operária. O caminhão pipa da prefeitura não conseguia vencer as enormes labaredas de fogo que se instalava. “Neste momento trágico, deixei meus funcionários no combate ao fogo e entreguei tudo nas mãos de Deus”, conta o homenageado. A vida de todas as pessoas foi poupada e ninguém saiu com um ferimento sequer. Tudo o que possuía fora dali foi vendido e pagou a indenização de seus funcionários e todos os fornecedores.
Novamente sem recursos financeiros, Rui recomeçou a vida investindo primeiramente na torrefação de café e posteriormente na abertura de uma instituição de ensino. Voltando para os bancos escolares, graduou-se em Ciências e especializou-se em Biologia ao mesmo tempo em que trabalhava e construía sua empresa, hoje o Colégio Ideal.
Sua família administra atualmente dois colégios em Cascavel, os quais empregam dezenas de trabalhadores que prestam serviços de educação de qualidade e formação de centenas de jovens da cidade.
Conheça o homenageado
Rui Domingues Carneiro nasceu no dia 06 de novembro de 1930 na cidade de Reserva/PR. É filho de Deocleciano Batista Carneiro e Anacília Domingues Carneiro.
Em 1961 vendeu todos os imóveis e empresas que possuía em Campo Mourão e veio residir em Cascavel com sua esposa Izailda Baranoski Carneiro e seus três filhos Kati, Rui e Lyncoln. Como sempre acreditou no crescimento da cidade, investiu tudo o que tinha e toda a sua força de trabalho na Madeireira Brasil. Cortando e beneficiando madeiras com maquinário importado e sofisticado, apto não só para atender a região, mas também os estados vizinhos, para onde ia grande parte de sua produção.
Participou da fundação da igreja Presbiteriana do Brasil em Cascavel, oficialmente instalada em 1966, sendo o primeiro presbítero eleito. Atualmente é Presbítero Emérito.
Assessoria de Imprensa/CMC